Acessibilidade / Reportar erro

Níveis séricos de interleucina-2 diferem entre câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata

RESUMO

Objetivo

A investigação do perfil inflamatório sistêmico de pacientes acometidos por câncer de próstata (CaP) ou hiperplasia prostática (HPB) pode contribuir para caracterizar o perfil patológico, bem como possibilitar a identificação de marcadores e promover alternativas de tratamentos adequados e menos invasivos.

Métodos

Esta pesquisa comparou os níveis séricos de 10 mediadores inflamatórios clássicos em pacientes com 50 anos ou mais afetados por CaP ou HPB. Para tanto, foram considerados os aspectos clínicos, bioquímicos, metabólicos, antropométricos e inflamatórios de cada paciente.

Resultados

A partir da análise estatística, foi encontrada umacorrelação positiva fraca (r = 0,16) entre IL-2 com os valores de PSA total sé o. Além disso, os valores medianos de IL-2 no soro foram três vezes maiores em pacientes com CaP em comparação com pacientes com HPB.

Conclusão

Pela interpretação da literatura atual, hipotetizamos que a atividade de macrófagos do tipo M1 infiltrados e células citotóxicas ativadas no meio da neoplasia pode explicar esse aumento de IL-2 como parte de uma resposta antineoplásica endógena.

interleucinas; citocinas; inflamação; próstata; neoplasias; hiperplasia prostática

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br