Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de harmonização de resultados entre analisadores bioquímicos Labmax 240® e Labmax 240 Premium®

RESUMO

Introdução:

No laboratório clínico, é recomendável a harmonização de equipamentos que visem à homogeneidade dos resultados, quando analisadores similares ou equivalentes são utilizados para desempenho da rotina de realização dos testes.

Objetivos:

Realizar um estudo de equivalência entre os analisadores bioquímicos Labmax 240® (E1) e Labmax 240 Premium® (E2).

Materiais e métodos:

Foram avaliados os testes glicose (GLI), colesterol total (COL), triglicerídeos (TRI), ácido úrico (AU), aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT) e lactato desidrogenase (LDH), todos com 40 dosagens repetidas, realizadas em ambos os equipamentos. O protocolo do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) EP09-3A foi utilizado para conduzir o teste de comparação, com posterior avaliação dos resultados pela análise estatística no software EP Evaluator®, com determinação do coeficiente de correlação de Pearson (r) e comparação de índices de erro.

Resultados:

Em relação aos valores do coeficiente de correlação de Pearson, todos os testes apresentaram forte correlação entre os equipamentos, com r > 0,989, exceto para a dosagem de LDH (r = 0,982), que foi reprovada, não em função do valor de r, mas devido aos valores obtidos em relação ao índice de erro, o qual é maior do que os índices de erro total permitido.

Discussão:

Diante dos critérios clínicos, os resultados dos analisadores são aproximadamente iguais, porém esse controle do processo deve ser feito continuamente a fim de impedir e rastrear erros aleatórios dentro da rotina laboratorial.

Conclusão:

O processo de harmonização de múltiplos equipamentos que realizam os mesmos parâmetros laboratoriais é fundamental para a garantia da qualidade e da confiabilidade dos resultados laboratoriais, devendo ser padronizado e incluído na rotina dos laboratórios de análises clínicas.

Unitermos:
controle de qualidade; gestão de qualidade; equipamentos para diagnóstico; automação laboratorial

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br