Acessibilidade / Reportar erro

Análise comparativa entre o método de Gram e PAS para a identificação de Candida spp. em amostras da mucosa oral

Introdução:

Espécies de Candida fazem parte da microbiota normal de indivíduos sadios, residindo como comensais. Entretanto, podem tornar-se patogênicas caso ocorram alterações nos mecanismos de defesa do hospedeiro ou comprometimento das barreiras anatômicas. A candidíase é a infecção fúngica mais frequente na mucosa oral, causada principalmente pela Candida albicans. O diagnóstico baseia-se nos aspectos clínicos e nos sintomas, em conjunto com os métodos laboratoriais.

Objetivos:

Avaliar a sensibilidade e a especificidade do método de Gram na identificação da Candida spp. em raspados de mucosa oral e avaliar o grau de concordância entre os métodos clínico e citopatológico no diagnóstico de candidíase oral.

Material e métodos:

Teste cego de 171 esfregaços, provenientes dos pacientes atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF), corados pelas colorações de Gram (n = 57), ácido periódico de Schiff (PAS) (n = 57) e Papanicolaou (n = 57).

Resultados:

A análise comparativa entre os métodos revelou que no PAS há maior prevalência de Candida spp. (12%) em relação ao Gram; todavia, não há diferença significativa entre os resultados. Dos casos com diagnóstico clínico de candidíase, 93% foram confirmados pela citopatologia.

Conclusão:

A coloração pelo Gram mostrou-se adequada, sendo necessário intensificar o treinamento do profissional para a identificação das estruturas morfológicas do fungo. Apesar de o Papanicolaou representar o método mais utilizado na rotina citopatológica para diagnóstico da candidíase, também se indica a utilização do PAS concomitantemente. Desse modo, sugere-se que o diagnóstico de candidíase seja realizado por meio de avaliação clínica associada à análise citopatológica, com base na presença de hifas e/ou pseudo-hifas.

citopatologia oral; candidíase; Candida spp.; PAS; Gram; Papanicolaou


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br