Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de hepatite C em pacientes com doença renal submetidos a tratamento hemodialítico

Introdução e objetivo:

Este trabalho teve como objetivo determinar a prevalência de hepatite C em 649 pacientes diagnosticados com doença renal aguda ou crônica − eles se submeteram a tratamento hemodialítico em uma unidade de hemodiálise de um hospital de grande porte de Porto Alegre-RS, de janeiro a dezembro de 2012 −, bem como relacionar os dados encontrados com os apresentados no censo nacional, relatar casos de coinfecção de hepatite C e vírus da imunodeficiência humana (HIV) e, finalmente, conhecer o perfil demográfico dos pacientes.

Método:

Realizou-se um estudo observacional do tipo transversal cujos dados foram obtidos por meio de informações dos prontuários eletrônicos dos pacientes.

Resultado e Conclusão:

A prevalência de hepatite C encontrada no presente estudo foi de 10,17% da população amostrada. Entretanto, seriam necessárias mais análises em outros centros a fim de estimar a real prevalência para infecção pelo vírus da hepatite C em pacientes submetidos a hemodiálise em Porto Alegre.

doença renal aguda; doença renal crônica; hemodiálise; hepatite C


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br