Acessibilidade / Reportar erro

NOSSA CAPA

NOSSA CAPA

Jean-Henri Dunant nasceu em Genebra no dia 8 de maio de 1828. Sua família era muito religiosa e adepta do calvinismo; tinha papel influente na cidade e estava engajada, tanto na esfera política quanto na social. Seu pai era membro do Conseil Représentatif, um dos ex-ramos legislativos da cidade de Genebra, e cuidava de órfãos e ex-reclusos. Sua mãe era filha de Henri Colladon, chefe do Hospital da cidade e prefeito de Avully. Ela trabalhava no setor de caridade, especialmente com pobres e doentes. As atividades filantrópicas desenvolvidas por seus pais se refletiram na educação dos filhos, que desde cedo foram incentivados a ter responsabilidade social.

Apesar de iniciar a vida como homem de negócios, representando uma companhia genebresa, Dunant logo foi levado por outros caminhos. Por conta de problemas relacionados com exploração de terras, decidiu dirigir-se pessoalmente ao imperador francês Napoleão III, que na época se encontrava na Itália dirigindo o exército francês juntamente com o povo local, tentando expulsar os austríacos do território. Ao presenciar o sofrimento do povo na frente de combate na Batalha de Solferino, em 1859, ele organizou de imediato um serviço de primeiros socorros. Dessa sua experiência, nasceu o livro Un souvenir de Solferino, escrito em 1862, em que Dunant sugeria a criação de grupos nacionais de ajuda para apoiar os feridos em situações de guerra, propondo uma organização internacional que permitisse melhorar as condições de vida dessas pessoas. Posteriormente, participou da comissão criada pela Société genevoise d'utilité publique, em1863, o que resultou na fundação da Cruz Vermelha Internacional, reconhecida, no ano seguinte, pela Convenção de Genebra.

De personalidade altruísta e com seus negócios em declínio, Jean-Henri acabou por se isolar em Heiden, na Suíça, no ano de 1895. Após, foi internado no hospício dessa vila. Em 1897, recebeu o prêmio da Ordem de Cristo de Portugal e, em 1901, foi um dos primeiros ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, dividido com o pacifista francês Frédéric Pass. Além do livro que daria origem à Cruz Vermelha, publicou também outros materiais, como Notice sur la Régence de Tunis e L'Esclavage chez les musulmans et aux États-Unis d'Amérique.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Maio 2012
  • Data do Fascículo
    Abr 2012
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br