Acessibilidade / Reportar erro

Função pulmonar em mulheres com gestação única ou gemelar avançada e sem complicações* * Trabalho realizado nas Clínicas de Atendimento Pré-Natal do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Jawaharlal Nehru Medical College, Aligarh, Índia.

Objetivo:

A gravidez traz mudanças significativas na função respiratória, evidenciada por alterações nos volumes e capacidades pulmonares, que são atribuíveis ao impedimento mecânico causado pelo feto em crescimento. Este estudo foi realizado a fim de identificar alterações na função respiratória durante a gravidez normal e determinar se tais alterações são mais pronunciadas em gestação gemelar que em gestação única.

Métodos:

Foi avaliada a função respiratória de 50 mulheres com gestações gemelares e de 50 mulheres com gestações únicas (durante o terceiro trimestre em ambos os grupos), bem como de 50 mulheres não grávidas. Medimos os seguintes parâmetros de função pulmonar: CVF, FEV1, taxa do PFE, relação VEF1/CVF, FEF25-75% e ventilação voluntária máxima.

Resultados:

Todos os parâmetros, exceto a relação VEF1/CVF, foram menores nas mulheres grávidas do que nas mulheres não grávidas.Não foram encontradas diferenças significativas entre as mulheres com gestações gemelares e aquelas com gestações únicas em relação à função respiratória.

Conclusões:

Apesar das demandas fisiológicas maiores da gestação gemelar, essa não parece causar um comprometimento maior da função respiratória do que a gestação única.

Testes de função respiratória; Mecânica respiratória; Gravidez de gêmeos; Gravidez


Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br