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Desenvolvendo perguntas do estudo que fazem a diferença

CONTEXTO

Uma pergunta de estudo clínico é definida como uma incerteza sobre um problema de saúde que aponta para a necessidade de compreensão e investigação deliberada.11. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing clinical research. 4th ed. Philadelphia (PA): Lippincott Williams and Wilkins; 2013.) Para os clínicos interessados em realizar pesquisa clínica de alta qualidade, é fundamental reconhecer que o processo de pesquisa começa com o desenvolvimento de uma pergunta sobre uma área de interesse específica relacionada à saúde. Isso é importante, pois uma vez definida a pergunta do estudo, a mesma impacta cada um dos demais componentes do processo de pesquisa, incluindo a geração da hipótese e a definição do delineamento apropriado do estudo, bem como a população e as variáveis do estudo e a abordagem estatística. No entanto, a formulação de uma boa pergunta de estudo não é tarefa fácil; exige um determinado conjunto de habilidades e a utilização de abordagens estruturadas.

DESENVOLVENDO E REDIGINDO UMA PERGUNTA DE ESTUDO

O desenvolvimento de uma pergunta de estudo começa pela identificação de um problema clínico que seja importante para os pacientes, tendo relação com o manejo e, por fim, a melhora da saúde dos mesmos. O processo exige que os cientistas clínicos sejam curiosos e estejam atentos aos resultados da prática diária, e também que sejam ávidos leitores da literatura científica, participem de atividades científicas (por exemplo, journal clubs ) e tenham acesso a um mentor científico ou colaboradores interessados em pesquisa clínica.

A própria pergunta de estudo deve atender a certos critérios, resumidos pelo acrônimo FINGER, do inglês Feasible, Interesting, Novel, Good (for your career), Ethical, and Relevant (Quadro 1). 11. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing clinical research. 4th ed. Philadelphia (PA): Lippincott Williams and Wilkins; 2013. Recomendamos o exame sistemático dos critérios FINGER e a discussão de todos os aspectos relevantes com um mentor ou colega antes da redação do protocolo de estudo e da realização de um trabalho que irá responder à pergunta de estudo proposta.

Quadro 1
Descrições expandidas dos critérios recomendados para o desenvolvimento de uma boa pergunta de estudo.

Uma vez definida, a pergunta do estudo deve ser redigida de forma que a resposta possa ser expressa por um número, o que é típico de perguntas de estudo descritivas (por exemplo, uma prevalência relacionada à carga de doença, tal como "Qual é a prevalência da asma entre moradores de favela no Brasil?"), ou por sim ou não, o que é típico de estudos sobre associações entre exposições e desfechos (por exemplo, "Morar em favela no Brasil está associado a aumento da mortalidade entre adultos com asma?"). Além disso, se o pesquisador tem uma hipótese sobre a resposta à pergunta do estudo,11. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing clinical research. 4th ed. Philadelphia (PA): Lippincott Williams and Wilkins; 2013. é importante que essa hipótese seja redigida utilizando-se uma abordagem abrangente, resumida pelo acrônimo PICOT, do inglês Population (população a ser incluída no estudo),Intervention (tratamento aplicado aos participantes no braço tratamento),Comparison (tratamento aplicado ao grupo controle),Outcome (variável de desfecho primário),e Time (tempo de seguimento para medir o desfecho).22. Haynes R. Forming research questions In: Haynes R, Sackett D, Guyatt GH, Tugwell P, editors. Clinical Epidemiology: How to do Clinical Practice Research. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins; 2006. p. 3-14.

INVESTIR TEMPO E ESFORÇO PARA ELABORAR UMA PERGUNTA DE ESTUDO BEM REDIGIDA E DE ALTA QUALIDADE VALE A PENA!

Como cientistas que treinam clínicos para se tornarem pesquisadores de sucesso, não podemos deixar de enfatizar a importância de se investir o tempo com sabedoria para desenvolver uma pergunta de estudo de alta qualidade. Os pesquisadores que formulam e enunciam de forma clara uma pergunta de estudo sobre um problema importante relacionado à saúde estão em vantagem por terem maior probabilidade de convencer indivíduos-chave a fornecer-lhes os recursos e apoio necessários para a realização do estudo, bem como de aumentar a qualidade do trabalho a ser publicado.33. Rios LP, Ye C, Thabane L. Association between framing of the research question using the PICOT format and reporting quality of randomized controlled trials. BMC Med Res Methodol. 2010;10:11. http://dx.doi.org/10.1186/1471-2288-10-11
http://dx.doi.org/10.1186/1471-2288-10-1...

REFERENCES

  • 1
    Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing clinical research. 4th ed. Philadelphia (PA): Lippincott Williams and Wilkins; 2013.
  • 2
    Haynes R. Forming research questions In: Haynes R, Sackett D, Guyatt GH, Tugwell P, editors. Clinical Epidemiology: How to do Clinical Practice Research. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins; 2006. p. 3-14.
  • 3
    Rios LP, Ye C, Thabane L. Association between framing of the research question using the PICOT format and reporting quality of randomized controlled trials. BMC Med Res Methodol. 2010;10:11. http://dx.doi.org/10.1186/1471-2288-10-11
    » http://dx.doi.org/10.1186/1471-2288-10-11

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Nov-Dec 2016
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