Acessibilidade / Reportar erro

Transtorno do espectro autista e a suplementação por ácido fólico antes e durante a gestação

Autism spectrum disorder and folic acid supplementation before and during pregnancy

RESUMO

Objetivo

Elucidar se a suplementação com ácido fólico pouco antes da concepção e/ou durante a gestação pode estar realmente atrelado ao desenvolvimento do transtorno do espectro autista (TEA).

Metódos

Foi realizada uma revisão de literatura em base de dados, nos idiomas português e inglês, durante o período de novembro de 2017 até abril de 2018, com ênfase nas publicações mais recentes.

Resultados

Do total de 174 artigos, 87 compuseram este trabalho. Pesquisas apontam que o aumento dos casos de TEA se deve ao fato de que mais fatores genéticos estejam implicados na etiopatogênese neural. No entanto, a grande maioria dos artigos ressalta com maior precisão que há mais efeitos benéficos do uso de ácido fólico antes da concepção e durante a gestação na prevenção do TEA, assim como de outras anormalidades relacionadas aos defeitos do tubo neural.

Conclusão

Quando se analisa o risco-benefício da suplementação com ácido fólico nas doses recomendadas, 0,4 a 0,8 mg/dia, conclui-se que os benefícios sobrepujam os possíveis riscos de desenvolver o TEA.

Transtorno do espectro autista; suplementos pré-natais; ácido fólico; embriogênese; desenvolvimento mental

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br