Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas depressivos e níveis de neurotrofina em pacientes com ostomia

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi investigar os sintomas depressivos e alterações nos níveis de neurotrofinas (BDNF, NGF, NT-3) e cortisol em soro de sangue periférico de pacientes ostomizados em comparação com grupo controle saudável.

Métodos:

Foram avaliados pacientes ostomizados (n = 29) e controles saudáveis (n = 30). Os níveis de neurotrofinas (BDNF, NGF, NT-3) e cortisol foram avaliados por kit ELISA em soro de sangue periférico. Os sintomas depressivos foram definidos com base na Hamilton Depression Rating Scale (HDRS), e o transtorno depressivo maior foi baseado em entrevistas clínicas e confirmado pela Structured Clinical Interview for DSM-IV Axis I Disorders (SCID-I).

Resultados:

Os resultados mostraram diminuição significativa nos níveis de BDNF e aumento significativo nos níveis de NT-3 no soro de sangue periférico de pacientes ostomizados quando comparados com controles saudáveis. Os níveis de NGF e cortisol não apresentaram diferenças significativas entre os grupos. As avaliações dos sintomas depressivos pela HDRS demonstraram aumento significativo em pacientes ostomizados quando comparados com controles saudáveis. O diagnóstico de transtorno depressivo maior pela SCID-I não mostrou diferença significativa entre os grupos.

Conclusão:

Nossos resultados sugerem que a ostomia desencadeia sintomas depressivos significativos e alterações nos níveis de neurotrofinas no soro de sangue periférico coletadas desses pacientes

Palavras-chave
Ostomia; BDNF; NGF; NT-3; depressão

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br