Acessibilidade / Reportar erro

Autismo: impacto do diagnóstico nos pais

RESUMO

Objetivo

Conhecer como os pais reagem ao diagnóstico de autismo em seu filho e ao modo em como esse foi revelado, bem como a forma que o pesquisador percebeu essa comunicação.

Métodos

Qualitativo, abordagem narrativa. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 21 mães e 9 pais com filhos com transtorno do espectro autista (TEA) de uma escola especial em Salvador, Bahia, Brasil, e utilizada técnica etnográfica de observação participante em um serviço universitário especializado em diagnóstico de autismo, na mesma cidade, com 11 mães e 5 pais. As categorias de análise foram elaboradas e os dados, interpretados.

Resultados

Foram selecionadas as categorias “em busca do diagnóstico”, “impacto na recepção do diagnóstico”, “padrões da comunicação diagnóstica” e “estratégias de enfrentamento”.

Conclusão

O diagnóstico de autismo é tardio devido ao pouco conhecimento e/ou habilidade dos profissionais médicos. Saber do diagnóstico dos filhos produz impacto emocional negativo nos pais, o que pode ser amenizado com estratégias de enfrentamento e comunicação diagnóstica que passe informações técnicas, ofereça suporte emocional, além de esperança quanto ao desenvolvimento do filho. Os pais precisam ser cuidados, para cuidarem dos filhos, no momento do diagnóstico e em todo o percurso de assistência às pessoas com TEA.

Transtorno do espectro autista; família; enfrentamento

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br