Acessibilidade / Reportar erro

Trauma infantil e Transtorno de Personalidade Borderline : uma revisão integrativa da literatura

Childhood trauma and Borderline Personality Disorder: an integrative literature review

RESUMO

Objetivo

Analisar o conteúdo da produção de literatura no que diz respeito a relação entre trauma infantil e o diagnóstico de TPB na vida adulta, a fim de compreender as especificidades das bases etiológicas do TPB.

Material e Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa onde realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs, utilizando os descritores “TRAUMA INFANTIL E TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE” e “CHILDHOOD TRAUMA AND BORDERLINE PERSONALITY DISORDER”. Foram incluídos os artigos completos publicados de 2011 a 2021 em jornais científicos, em língua portuguesa, espanhola e inglesa que retratavam a relação entre trauma infantil e o diagnóstico do TPB. Foram excluídos os artigos sem descrição metodológica explícita de definição da amostra TPB através de escalas validadas e/ou a partir dos critérios do DSM e os estudos de revisão.

Resultados

Foram identificados 423 artigos, e, após uma triagem, restaram 23 artigos elegíveis. 65,2% das obras incluídas foram estudos transversais e 34,8% estudos caso-controle. Todos os trabalhos abordaram abuso sexual, e, a maioria deles também abordou abuso físico (95,6%), abuso emocional (86,9%), negligência emocional (82,6%) e negligência física (78,2%). Todas as obras evidenciaram associação entre vivências traumáticas na infância e o diagnóstico de TPB.

Conclusões

O trauma infantil pode ser encarado como fator de risco para o diagnóstico de TPB, assim como associa-se com maior gravidade dos sintomas e pior prognóstico.

Transtorno da Personalidade Borderline; Trauma Infantil; Revisão de literatura

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br