Thivierg et al.18
|
Investigar a eficácia de um programa de reabilitação cognitiva orientado por metas no reaprendizado de atividades instrumentais da vida diária. |
N = 9 (reabilitação cognitiva); N = 8 (grupo controle) |
Mini-Mental State Examination (MMSE); Dementia Rating Scale-2 (DRS-2); California Verbal Learning Test-2; Clock Drawing Test e Free Drawing and Copy; Lexical and Semantic Fluency Test; Boston Naming Test; Trail Making Test; Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS-III); Evaluation of Praxis Abilities; Hamilton Depression Rating Scale; Neuropsychiatric Inventory (NPI); Disability Assessment for Dementia (DAD); Direct Measure of Training (DMT); Rivermead Behavioural Memory Test (RBMT); Dementia Quality of Life questionnaire (DQoL) |
Reabilitação cognitiva em sessões individuais, orientada pelas metas individuais do paciente e com o uso da técnica da Aprendizagem Sem Erro e da Recuperação Espaçada. |
Houve melhora na performance em relação à realização de atividades instrumentais da vida diária. As melhorias foram mantidas por um período de 3 meses. No entanto, a intervenção não causou efeitos sobre quaisquer outras medidas. |
Paassch en et al.19
|
Avaliar as possíveis mudanças nos padrões de ativação cerebral após a intervenção. |
N = 7 (reabilitação cognitiva); N = 12 (grupo controle) |
scanner Philips de 1,5-T; Canadian Occupational Performance Measure (COPM); Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS); Functional Magnetic Resonance Imaging (fMRI paradigma) |
Reabilitação cognitiva em sessões individuais, orientada pelas metas individuais do paciente e com a aprendizagem de 3 estratégias (mnemônicos verbais e visuais; elaboração semântica e ensaio de expansão) para, posteriormente, escolherem uma para adquirir novas informações em sua vida diária. |
Após o tratamento, o grupo de intervenção apresentou maior ativação cerebral durante o reconhecimento de pares de nomes e faces no meio esquerdo e no giro frontal inferior, na ínsula esquerda e nas duas regiões no córtex parietal mediano direito, indicando uma restauração parcial de áreas frontais do cérebro que estavam menos comprometidas na fase inicial da doença de Alzheimer, a qual impactou positivamente no processo de reconhecimento. O grupo controle mostrou diminuição da ativação nessas áreas durante o reconhecimento após o período de intervenção. O desempenho comportamental na aprendizagem de nomes faciais não melhorou para nenhum dos dois grupos. |
Bottino et al.20
|
Verificar a eficácia da reabilitação cognitiva combinada com o uso de inibidores da acetilcolinesterase em funções cognitivas, sintomas psiquiátricos e atividades da vida diária. |
N = 6 (reabilitaç ão cognitiva); N = 7 (grupo controle) |
MMSE; Cognitive Subscale of Alzheimer's Disease Assessment Scale (ADAS-Cog); Wechsler Intelligence Revised Scale (WAIS-R); Verbal Fluency Semantic; Boston Naming Test (BNT); Fuld Object Memory Evaluation (FOME) |
Reabilitação cognitiva em sessões grupais, com o uso de estratégias compensatórias (usando calendários e diários) e treino para melhorar o desempenho em atividades da vida diária e interação. A técnica da Aprendizagem Sem Erro foi aplicada ao longo do programa para evitar memorizações de padrões errados. |
Escores do MMSE (p = 0,047) e backward digit span scores (p = 0,018) foram significativamente diferentes entre os grupos em acompanhamento. O grupo de intervenção mostrou melhor resultado sobre os testes cognitivos e neuropsicológicos após o programa, sendo notada certa estabilização cognitiva e funcional dos déficits dos pacientes. |
Amieva et al.22
|
Comparar a eficácia entre o treino cognitivo, a terapia da reminiscência e a reabilitação cognitiva em formato individual em pacientes com doença de Alzheimer. |
N = 170 (treino cognitivo); N = 172 (técnica da reminiscên cia); N = 157 (reabilitaç ão cognitiva); N = 154 (grupo controle) |
MMSE; ADAScog; NPI; DAD; Grille d’Autonomie Gérontologique-Groupes Iso-Ressources (AGGIR); Apathy Inventory (AI); Montgomery-Asberg Depression Rating Scale (MADRS); QoL-AD; Zarit Burden Interview (ZBI-22); Resource Utilization (RUD Lite) |
Reabilitação cognitiva em sessões individuais, orientada pelas metas individuais do paciente, com o uso da técnica da aprendizagem sem erro. |
No decorrer dos 24 meses de acompanhamento e avaliações, o grupo que realizou a reabilitação cognitiva apresentou significativamente menor declínio funcional quando comparado aos demais grupos, tendo menor probabilidade de ser institucionalizado em todos os períodos de avaliações. |
Hamann et al.23
|
Avaliar o impacto da reabilitação cognitiva em sintomas comportamentais e psicológicos de pacientes com doença de Alzheimer. |
N = 7 (reabilitaç ão cognitiva); N = 8 (grupo controle) |
NPI; ZBI-22 |
Reabilitação cognitiva em sessões individuais para aprender/reaprender uma atividade instrumental da vida diária. O programa envolveu o uso da técnica da aprendizagem sem erro e da recuperação espaçada. |
|
Clare et al.21
|
Verificar se a reabilitação cognitiva promove melhora na performance em áreas-alvo de atividades da vida diária. |
N = 21 (reabilitaç ão cognitiva); N = 23 (relaxame nto); N = 21 (grupo controle) |
COPM; Rivermead Behavioral Memory test II; verbal fluency; map search, elevator counting, and elevator counting with distraction subtests from the Test of Everyday Attention; Independent Living Scales, Health and Safety subtest; HADS; Quality of Life in Alzheimer’s Disease (QoL-AD); Instrumental Activities of Daily Living Scale and Physical Self-Maintenance Scale; Memory Awareness Rating Scale (MARS); fMRI |
Reabilitação cognitiva em sessões individuais, orientada pelas metas individuais do paciente, com o uso de tarefas práticas e estratégias para aprender novas informações, além de praticar a manutenção da atenção e concentração, bem como técnicas de gerenciamento de estresse. |
A reabilitação cognitiva produziu melhora significativa nas classificações de desempenho e satisfação de metas, enquanto os escores nos outros dois grupos não mudaram. As mudanças comportamentais no grupo de reabilitação cognitiva foram suportadas por dados do fMRI para um subconjunto de participantes, em que foram observadas mudanças na ativação cerebral, bem como aumento na oxigenação cerebral durante a codificação e o reconhecimento enquanto realizavam a tarefa de reconhecimento de nomes e faces. |