Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e fatores associados a depressão e comportamento suicida entre estudantes de medicina

RESUMO

Objetivo:

Depressão e comportamento suicida têm sido descritos como problemas importantes entre estudantes de medicina. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de depressão e de comportamento suicida entre estudantes de medicina de uma instituição e investigar possíveis variáveis associadas.

Métodos:

Os autores realizaram um estudo transversal por meio de um questionário autoaplicável, incluindo os instrumentos Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Escala de Intenção Suicida de Beck (BSIS). O diagnóstico de depressão foi baseado em instrumento adaptado de acordo com os critérios do DSM-IV e da CID-10. Foi realizada análise de regressão logística para avaliar variáveis preditoras de depressão.

Resultados:

Em um total de 381 alunos, a prevalência de depressão foi de 27,6%. A ideação suicida de intensidade moderada a grave foi observada em 10,5% da amostra. Cerca de 6% dos alunos já haviam tentado suicídio. O consumo de drogas lícitas e ilícitas foi frequente entre os participantes, atingindo 78% e 24% da amostra, respectivamente. A demanda por tratamento especializado foi menor do que o esperado entre os alunos com depressão. A regressão logística revelou que o sexo feminino, a redução do contato interpessoal com os amigos, a redução da atividade física, a dificuldade de enfrentar novas situações e a alta percepção de pressão pessoal foram fatores de risco para depressão.

Conclusão:

A prevalência de depressão e comportamento suicida entre estudantes de medicina é maior do que na população em geral. São necessários mais estudos para permitir uma melhor compreensão dos fatores de risco em jogo, o que é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de intervenção precoce e apoio a esses estudantes.

PALAVRAS-CHAVE
Estudantes de medicina; depressão; suicídio

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br