Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de exercícios mente-corpo em uma paciente com transtorno de humor: um relato de caso

RESUMO

Introdução

A justificativa deste estudo de caso foi avaliar um sujeito com ansiedade e depressão em tratamento para ansiedade e depressão com sintomas corporais e doenças físicas significativas, configurando também um quadro psicossomático. Investigamos um novo protocolo de exercícios mente-corpo (MCE) e seus efeitos na relação corpo-mente por meio de análises qualitativas e quantitativas.

Relato de caso

M.S., 47 anos, com diagnóstico de depressão, ansiedade e diversas outras doenças e queixas físicas, foi submetido semanalmente sete sessões de MCE. Em seguida, foram avaliadas ansiedade, depressão e interocepção. Além disso, escalas de afeto e excitação foram administradas após cada sessão.

Discussão

Foram identificadas melhorias em todas as dimensões da interocepção, com resultados mais pronunciados na não distração (pré: 4/pós: 0,25), consciência emocional (pré: 1,6/pós: 5), autorregulação (pré : 2,29/pós: 4,29) e confiança (pré: 0/pós: 4), além de reduzir sintomas de depressão (pré: 17/pós: 14) e ansiedade (pré: 29/pós: 24) e aumento para afeto positivo (pré:2,2 ± 3,0/pós: 3,6 ± 1,7) e excitação (pré:4,5 ± 1,9/pós: 5,9 ± 0,4).

Conclusão

Concluímos que o MCE melhorou a capacidade interoceptiva e reduziu os sintomas de ansiedade e depressão. Através dessas mudanças percebidas e relatadas, o paciente foi capaz de aprender a lidar com o estresse e a ansiedade e a se autorregular.

Transtorno de Humor; Depressão; Exercício Mente-corpo; Ansiedade; Relato de Caso

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br