Acessibilidade / Reportar erro

Manual de psicofarmacologia clínica

RESENHA DE LIVRO BOOK REVIEW

Leonardo F. Fontenelle

Professor-adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ)

Manual de psicofarmacologia clínica – 2ª edição

Irismar Reis de Oliveira; Eduardo Pondé de Sena, Organizadores

A segunda edição do Manual de Psicofarmacologia Clínica organizada pelos doutores Irismar Reis de Oliveira e Eduardo Pondé de Sena, professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma formidável compilação de capítulos organizados de forma lógica em uma primeira seção, onde constam aspectos gerais da psicofarmacologia, e uma segunda, de orientação clínica, intitulada psicofarmacoterapia.

Na seção introdutória, encontramos textos de utilidade clínica imediata, focalizando aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos das drogas individualmente, bem como uma revisão enciclopédica sobre as interações farmacológicas dos psicofármacos. Perspectivas futuras são discutidas em capítulos que versam sobre a farmacogenômica em psiquiatria clínica e psicofarmacologia.

A seção de psicofarmacoterapia é particularmente instigante, não somente pelos capítulos que descrevem o que existe de mais atual sobre a abordagem farmacológica geral dos transtornos psiquiátricos, mas também pelos textos em que são discutidas as ações pertinentes em cenários clínicos especiais, como a psicofarmacoterapia de pacientes com doenças clínicas, a abordagem de pacientes com transtornos psiquiátricos resistentes ao tratamento (p. ex., depressão, transtorno obsessivo-compulsivo [TOC] e esquizofrenia) e a psicofarmacologia durante a gravidez e a lactação.

Não bastassem todos esses temas reunidos de maneira objetiva em um único manual, constam ainda nesse impressionante livro capítulos atualizados sobre o emprego clínico da eletroconvulsoterapia, bem como os dados mais recentes sobre o potencial terapêutico da estimulação magnética transcraniana.

Finalmente, um dos pontos mais notáveis do livro é a constatação da impressionante maturidade e do rigor científico alcançados por centros brasileiros fora do eixo Rio/São Paulo, especialmente no Nordeste. Sob a liderança e organização de autores da expressão dos professores Irismar e Eduardo, os autores de cada um dos 37 capítulos desse importante manual devem ser parabenizados pela enorme contribuição para o psiquiatra clínico brasileiro. De fato, essa obra será de grande utilidade tanto para aqueles que buscam atualização quanto para estudantes e residentes em formação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2007
  • Data do Fascículo
    2006
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br