Acessibilidade / Reportar erro

Regulação molecular do ritmo circadiano e transtornos psiquiátricos: uma revisão sistemática

Molecular regulation of circadian rhythm and psychiatric disorders: a systematic review

RESUMO

Objetivo

O artigo possui como objetivo investigar os genes relógio que estão mais associados com os transtornos psiquiátricos, as funções e localizações desses genes, assim como investigar o principal transtorno, método e modelo considerados nas análises. O trabalho busca resumir os achados e discutir o impacto dessas pesquisas no conhecimento científico.

Métodos

Esta revisão utilizou-se de uma metodologia sistemática (Prospero; ID 152031) e seguiu as diretrizes PRISMA. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE e Scientific Eletronic Library Online e foram utilizados os termos do Medical Subject Headings Terms . Foram selecionados estudos quantitativos com resultados conclusivos referentes à associação de transtornos psiquiátricos com a regulação molecular do ritmo circadiano. As informações úteis foram extraídas e utilizadas para a elaboração de gráficos e tabelas.

Resultados

Foram incluídos 24 artigos em nosso estudo. Observou-se que o transtorno bipolar consistiu no transtorno psiquiátrico mais abordado (40% dos estudos); a nacionalidade polonesa dos participantes também se destacou em 39% dos trabalhos. Adicionalmente, o gene PER foi o mais estudado (25%) e o córtex cerebral foi a principal região em que os genes relógio avaliados se expressam (34%). A PCR comum mostrou ser o método mais utilizado (38%) e o metabolismo da serotonina mostrou ser a principal função desempenhada pelos produtos gênicos (16%).

Conclusões

Em conjunto, os resultados sugerem que o transtorno bipolar consiste no distúrbio psiquiátrico mais prevalente entre as pesquisas relacionadas aos genes circadianos, expressos principalmente no córtex cerebral de humanos, em especial o gene PER .

Transtorno psiquiátrico; ritmo circadiano; genes relógio

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br