Acessibilidade / Reportar erro

Cento e trinta anos da morte de Dom Pedro II: “o Imperador dos trópicos” e o começo da Psiquiatria Brasileira

RESUMO

Objetivo:

Associar a trajetória de vida de Dom Pedro II com o começo da história da psiquiatria brasileira por meio do Hospício Pedro II.

Métodos:

Realizamos uma revisão narrativa da literatura com a pesquisa de três bases de dados: Google Scholar, PubMed e Web of Science (SciELO).

Resultados:

A primeira instituição psiquiátrica brasileira, o Hospício Pedro II (1841-1889), foi criado por meio do Decreto nº 82, publicado no dia 18 de julho de 1841. Essa publicação ocorreu durante a cerimônia de coroação de Dom Pedro II. O objetivo dessa cerimônia de coroação era fortalecer o poder da monarquia brasileira e legitimizar a antecipação da maioridade do imperador com 14 anos. Ao longo dos 48 anos do império de Dom Pedro II, seus interesses culturais e científicos influenciaram o surgimento de uma incipiente pesquisa científica brasileira. Nesse sentido, o Hospício Pedro II não era apenas representativo de uma instituição de saúde, mas uma resposta às mudanças sociais e culturais que ocorreram após a chegada da família real portuguesa em 1808. Também era um representativo da influência da psiquiatria francesa baseada no tratamento moral de Phillipe Pinel (1745-1826).

Conclusão:

De forma concisa, o Hospício Pedro II era uma representação da personalidade de Dom Pedro II como um patrono da ciência, a emergência de uma psiquiatria brasileira e da hierarquia da sociedade imperial.

PALAVRAS-CHAVE
Psiquiatria; história da medicina; Brasil; história do Brasil; história da ciência

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, 22295-140 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel./Fax: (55 21) 3873-5510 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editora@ipub.ufrj.br