Acessibilidade / Reportar erro

Carcinoma retal com metástases hepáticas síncronas

Resumo

Introdução

O câncer colorretal está entre as neoplasias mais prevalentes no mundo, apresentando a uma taxa de mortalidade relativamente alta. Ele corresponde a 20% a 30% de todos os casos de câncer colorretal; 25% dos casos apresentam doença metastática síncrona. Este estudo teve como objetivo revisar as abordagens atuais de tratamento para pacientes com câncer retal com metástases hepáticas síncronas, uma vez que não existem diretrizes específicas para o manejo deste grupo de pacientes.

Métodos

Uma busca sistemática da literatura foi realizada no banco de dados PubMed com uma limitação temporal de 10 anos (2008 a 2018).

Resultados

Atualmente, a ressecção cirúrgica ainda é a única abordagem potencialmente curativa. Tradicionalmente, a estratégia clássica para o tratamento desses pacientes envolve a ressecção do tumor retal, seguida de ressecção hepática, com sessões de quimioterapia entre os dois procedimentos. No entanto, ao comparar a abordagem tradicional com outras técnicas (ressecção em primeiro plano do fígado ou ressecção simultânea), estudos recentes não relataram inferioridade nos desfechos de segurança e sobrevida, exceto quando sintomas de tumor primário estão presentes. Portanto, a estratégia de tratamento deve ser individualizada com base na avaliação da extensão metastática, nos sintomas primários do tumor e no estado clínico geral do paciente. A quimioterapia e os agentes dirigidos contribuíram substancialmente para as melhorias gerais na sobrevida, permitindo uma maior redução do estadiamento tumoral.

Conclusão

A ressecção completa de metástases hepáticas é considerado o principal requisito para um possível resultado de sobrevida nesses pacientes. O manejo desses pacientes deve incluir uma equipe multidisciplinar e considerar as características específicas de cada paciente. Estudos prospectivos randomizados são necessários para elucidar a estratégia de tratamento ideal.

Palavras-chave
Neoplasias retais; Metástase neoplásica; Fígado; Quimiorradioterapia; Terapia neoadjuvante

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br