Acessibilidade / Reportar erro

A colonoscopia no diagnóstico da hemorragia digestiva baixa aguda

RESUMO

Hemorragia digestiva baixa é definida como sangramento originado de uma fonte distal ao ligamento de Treitz e a colonoscopia esta bem estabelecida como o seu procedimento diagnóstico de escolha.

Objetivo:

Avaliar os resultados das colonoscopias realizadas para elucidação diagnóstica dos casos de Hemorragia digestiva baixa aguda em um Hospital Geral de Mato Grosso do Sul.

Materiais e métodos:

Foram analisadas, de forma retrospectiva, as colonoscopias realizadas nos pacientes internados devido à hemorragia digestiva baixa aguda, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, no serviço de endoscopia digestiva do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. As variáveis estudadas foram a idade, sexo, diagnóstico e localização da lesão.

Resultados:

A média de idade foi de 66 anos, com uma discreta predominância do sexo masculino. A doença diverticular foi a principal causa de hemorragia digestiva baixa nesse estudo, seguido de neoplasias, doença inflamatória intestinal, pólipos e angiodisplasia.

Conclusão:

A colonoscopia mostrou-se como método efetivo no diagnóstico dos casos de Hemorragia digestiva baixa aguda e como uma boa ferramenta terapêutica também nos casos de angiodisplasia.

Palavras-chave:
Colonoscopia; Hemorragia digestiva baixa

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br