Acessibilidade / Reportar erro

Effects of biofeedback in the treatment of female fecal incontinence

RESUMO

Introdução:

A incontinência anal é a perda involuntária de fezes e gases, caracterizada pela incapacidade de manter o controle fisiológico do conteúdo intestinal. Pode interferir negativamente na qualidade de vida dos pacientes. Biofeedback é uma ferramenta terapêutica utilizada no tratamento, através do treinamento dos músculos do assoalho pélvico, a partir de estímulo visual e sonoro.

Objetivo:

Avaliar os efeitos do biofeedback no tratamento da incontinência anal feminina.

Metódos:

Participaram 23 pacientes portadoras de incontinência anal, diagnosticadas pela avaliação clínica, manométrica e encaminhadas para tratamento com biofeedback, responderam um questionário para obtenção dos dados pessoais, queixas clínicas e características da incontinência, a escala de Avaliação da Incontinência da Cleveland Clinic e o questionário Fecal Incontinence Quality of life. Foram realizadas quatro sessões de biofeedback, uma vez por semana. Após o protocolo foram novamente reavaliadas com exame de manometria anorretal e questionários, foram orientadas a realizar os exercícios de contração esfincteriana diariamente em casa.

Resultados:

Na comparação dos escores dos questionários Cleveland Clinic Florida Scoring System e FIQL antes e após o protocolo de biofeedback pode-se observar diminuição significativa (p = 0,0001) da incontinência anal. As medias de pressão anal de repouso foi de 33,3 mmHg antes e 49,65 mmHg após o biofeedback, enquanto que a média da pressão anal de contração voluntária máxima foi de 85 mmHg antes do tratamento e 136,65 mmHg após o mesmo.

Conclusão:

O biofeedback é um método efetivo no tratamento da Incontinência anal, com aumento da força esfincteriana e melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave
Biofeedback; Fisioterapia; Incontinência fecal

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br