Acessibilidade / Reportar erro

Colorectal robotic surgery: INCA's experience

RESUMO

Introdução:

A cirurgia minimamente invasiva revolucionou o tratamento cirúrgico no manejo das neoplasias colorretais, reduzindo a morbidade e mortalidade, a hospitalização, o tempo de inatividade e minimizando os custos, além de fornecer resultados oncológicos adequados quando comparada à abordagem convencional. A cirurgia robótica, com a Plataforma Da Vinci, surge como um passo à frente por seus potenciais. O objetivo deste artigo é relatar a experiência institucional única com o uso da Plataforma Da Vinci em cirurgias robóticas colorretais realizadas em um centro de referência em cirurgia oncológica no Brasil.

Materiais e métodos:

Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo, baseado na base de dados prospectiva de pacientes da instituição que foram submetidos à cirurgia robótica para tratamento de câncer colorretal, de julho de 2012 a setembro de 2017. As variáveis clínicas e cirúrgicas foram analisadas como preditores de morbidade e mortalidade.

Resultados:

Um total de 117 pacientes foram submetidos à cirurgia robótica. As complicações relacionadas à cirurgia ocorreram em 33 pacientes (28%), sendo as mais frequentes fístula anastomótica e infecção da ferida cirúrgica, correspondendo a 11% e 3%, respectivamente. A taxa de conversão foi de 1,7%. O tempo mediano de permanência foi de 5 dias. A única variável associada ao aumento de complicações e risco de óbito foi o IMC >30, com p-valor de 0,038 e 0,027, respectivamente.

Conclusão:

A cirurgia robótica é segura e viável para a abordagem de cirurgias de câncer colorretal, apresentando resultados satisfatórios quanto ao tempo de internação hospitalar e taxa de complicações operatórias, além de apresentar baixo índice de conversão. A obesidade tem se mostrado um fator de risco para complicações cirúrgicas na cirurgia colorretal robótica.

Palavras-chave:
Cirurgia robótica colorretal; Morbidade e mortalidade em cirurgia robótica; Neoplasias do cólon; Neoplasias Retais

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br