Acessibilidade / Reportar erro

Desarterialização hemorroidária a LASER

RESUMO

Introdução:

A doença hemorroidária está associada a teoria vascular de hiperfluxo arterial causando dilatações nos plexos hemorroidários e, consequentemente, hiperplasia e congestão venosa. A técnica HeLP promove a obliteração dos ramos terminais da artéria retal superior, sem a necessidade de anestesia, através da eletrofulguração com fibra de diiodo LASER.O objetivo deste trabalho é descrever os resultados de 55 pacientes com doença hemorroidária tratados pela técnica HeLP.

Método:

Sem a necessidade de anestesia, as arteríolas terminais da artéria retal superior são identificadas através de um transdutor doppler (20mhz probe de 3 mm) locado em um proctoscópio especialmente desenhado. Após a identificação, promove-se a eletrofulguração arteriolar através de uma fibra de 980 nm de diiodo LASER, ocasionando interrupção do hiperfluxo hemorroidário. Este procedimento é repetido circunferencialmente, seguindo-se as posições das horas de um relógio.

Resultados:

Entre 2011 e 2014, 55 pacientes foram submetidos a técnica HeLP para doença hemorroidária de graus I, II e III. Nenhum paciente utilizou anestesia e apenas dois necessitaram sedação para a realização do procedimento. O índice de satisfação global atingiu 89%, houve resolução dos sintomas em 84% e diminuição de ao menos um grau, na doença hemorroidária, em 80% dos casos.

Conclusão:

HeLP é uma técnica ambulatorial e indolor, que não utiliza qualquer anestesia, é segura e fácil de ser realizada. Eficiente para reduzir sintomas e complicações da doença hemorroidária graus I e II, com índice de satisfação elevada.

Palavras-chave:
Hemorroidas; Hemorrhoidal LASER Procedure; Desarterialização hemorroidária

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br