INTRODUÇÃO: Recentemente, tem se proposto que o tecido mesenterial possa participar da fisiopatologia da DC, uma vez que é notória a hipertrofia da gordura mesenterial próxima ao segmento intestinal afetado pela doença. Entretanto, há poucos estudos relacionando autofagia e tecido mesenterial na DC.
OBJETIVO: Avaliar autofagia e citocinas na mucosa intestinal e no mesentério de pacientes com DC.
PACIENTES E MÉTODOS: Dez pacientes com DC, oito sem doença inflamatória intestinal que foram submetidos à cirurgia, e oito com ileocolonoscopia normal, foram estudados. As expressões de LC3-II, TNF-α e IL-23 foram determinadas por imunoblot de extrato protéico total. Além disso, expressão gênica de LC3 e de Atg16-L1 foi realizada por RT-PCR.
RESULTADOS: A expressão de LC3-II foi significativamente menor no tecido mesenterial de pacientes com DC quando comparada à dos controles (p < 0,05); as amostras de tecido intestinal do grupo DC apresentaram maior expressão de LC3-II (p < 0,05). Entretanto, as expressões gênicas relacionadas à autofagia foram similares nos grupos de tecido mesenterial. Os níveis de TNF-α e de IL-23 foram maiores na mucosa intestinal do grupo CD (p < 0,05).
CONCLUSÃO: Estes achados sugerem alteração da autofagia no mesentério na DC, o que pode estar envolvido com a manutenção da inflamação na mucosa intestinal.
Doença de Crohn; Doença inflamatória intestinal; Autofagia; Citocinas; Gordura mesenterial