Acessibilidade / Reportar erro

Sobrevivência de câncer colorretal em uma Unidade de Referência do Câncer

RESUMO

O câncer colorretal é um dos tumores malignos mais comuns em homens e mulheres em todo o mundo. Apesar das melhorias na prevenção nos últimos anos, a incidência global ainda é expressiva, cerca de um milhão por ano.

Objetivos:

Avaliar a sobrevida do câncer de reto nos pacientes diagnosticados e tratados cirurgicamente na Unidade de Referência do Câncer no Rio Grande do Norte, Brasil.

Métodos:

Estudo observacional retrospectivo composto por 135 pacientes, compreendido no período de 2007 a 2014 no Hospital Dr. Luiz Antônio, Natal, Brasil. Os dados foram coletados através da revisão de prontuários e as sobrevidas foram calculadas e comparadas utilizando, respectivamente, os métodos não-paramétricos de Kaplan-Meier e teste de Wilcoxon. Todos os pacientes foram submetidos a tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico.

Resultados:

A sobrevida global foi de 62% em sete anos, sendo a sobrevida livre de doença em um, três e cinco anos de 91,7%, 75,5% e 72,1%, respectivamente.

Conclusão:

As sobrevidas global e livre da doença são elevadas até o encerramento do estudo, o que demonstra que os protocolos de tratamento utilizados na instituição têm se mostrado eficazes.

Palavras-chave:
Câncer colorretal; Cirurgia; Sobrevida

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br