Acessibilidade / Reportar erro

A new defecographic parameter for assessing rectal emptying

RESUMO

Objetivo:

Validar um novo parâmetro defecográfico para avaliar o esvaziamento retal correlacionando o percentual de redução de peso da pasta baritada e a variação da porcentagem da redução da área do reto antes e depois da evacuação durante o exame de cinedefecografia.

Métodos:

Foram selecionadas 32 pacientes consecutivas do sexo feminino, portadoras de disquezia, com indicação clínica de investigação por cinedefecografia. A mediana de idade da amostra foi 58 anos (18–78 anos, média de 55 anos). Durante o exame de cinedefecografia, calcularam-se as áreas retais pela secção sagital antes e após a defecação e, assim, o percentual de redução da área retal. O percentual de redução do peso do contraste baritado foi calculado após medidas de peso do contraste injetado no reto e da quantidade de contraste evacuado, em gramas, utilizando uma balança. Por fim, os percentuais foram comparados e verificou-se se havia correlação entre eles. Para análise estatística, foram utilizados correlação de Pearson (r)eT este t de Student.

Resultados:

Foi observada correlação entre o contraste baritado evacuado e a área retal pela secção sagital ao final da evacuação (r = 0.668; p < 0.0001).

Conclusões:

É possível estimar o percentual de contraste baritado evacuado através da análise da variação da área retal pela secção sagital antes e após a evacuação, utilizando a cinedefecografia.

Palavras-chave:
Bário; Constipação intestinal; Defecografia; Reto

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br