Acessibilidade / Reportar erro

Uma novidade na colectomia total laparoscópica com extração de espécime em orifício natural usando uma cobertura plastic

Resumo

Introdução:

A colectomia minimamente invasiva vem sendo realizada há alguns anos em muitos pacientes no mundo inteiro, apresentando menos intercorrências do que a abordagem aberta. Neste estudo, os autores relatam sua experiência com uma modificação da colectomia total laparoscópica e extração de espécime em orifício natural (NOSE) pelo reto, usando uma cobertura plástica pela primeira vez.

Métodos e materiais:

Este foi um estudo experimental sobre uma nova técnica de colectomia total com uma pequena modificação. A colectomia total foi realizada com base na abordagem laparoscópica de sete portas. O reto foi poupado. O cólon foi então retirado pelo canal anal usando uma cobertura plástica.

Resultados:

Treze pacientes foram submetidos a colectomia total laparoscópica por remoção do espécime pelo reto. A idade média dos pacientes foi de 42,23 ± 8,15 anos. A duração média da operação foi de 130 ± 32,4 minutos. Para todos os pacientes, a internação pós-operatória transcorreu sem intercorrências.

Discussão:

Foi comprovado que a colectomia total laparoscópica apresenta benefícios superiores à abordagem aberta. Na técnica NOSE, o cólon é removido mais rapidamente do canal anal, sem nenhuma intercorrência. Essa técnica pode causar menos dor e remove as complicações associadas a uma incisão na pele para remover o espécime. Além disso, devido ao baixo preço de uma cobertura plástica comum, ela pode ser usada no lugar de outras técnicas para remover o espécime pelo reto.

Palavras-chave:
Colectomia total Métodos minimamente invasivos; Laparoscopia; NOSE

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br