Acessibilidade / Reportar erro

Autocuidado de pessoas idosas com estomia por câncer colorretal

RESUMO

Objetivo:

Identificar na literatura a produção científica sobre o autocuidado em pessoas idosas com estomia por câncer colorretal.

Método:

Revisão integrativa de literatura, realizada com os descritores “autocuidado/self-care”, “estomia/ostomy” e “pessoa idosa/idoso/aged” com o operador Booleano and nas Bases de Dados SCOPUS, CINAHL, MEDLINE, LILACS e COCHRANE. Para o embasamento teórico empregou-se a Teoria do Déficit de Autocuidado de Orem.

Resultados:

Encontrou-se um total de 533 artigos, no entanto, após a aplicação dos critérios de elegibilidade 16 estudos compuseram a amostra final da revisão.

Conclusão:

O enfermeiro é um dos profissionais mais próximos da pessoa com estomia e de sua família, devendo atuar como um elo entre a pessoa idosa, a família e a equipe multiprofissional de saúde. Nesse sentido, profissionais da área da saúde, especialmente o enfermeiro, devem estar capacitados e ser competentes na assistência às diversas demandas de cuidado dessa população específica, para que ela seja efetiva, resolutiva, integral e, sobretudo, humanizada, visando à melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave:
Autocuidado; Pessoa idosa; Estomia; Enfermagem gerontológica

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br