Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre o estado nutricional e as complicações imediatas em pacientes submetidos a cirurgias colorretais

INTRODUÇÃO:

intervenções cirúrgicas colorretais estão sujeitas a diversas complicações e vários fatores, como o estado nutricional, contribuem substancialmente para essa problemática.

OBJETIVO:

avaliar a relação do estado nutricional, determinado por diferentes ferramentas, com o surgimento de complicações pós-operatórias imediatas, bem como a análise de parâmetros sociais, estilo de vida, consumo alimentar e tempo de reintrodução à dieta.

MÉTODOS:

estudo de série de casos, conduzido na enfermaria de cirurgia proctológica do Hospital Barão de Lucena, Recife, Pernambuco, com indivíduos de ambos os sexos diagnosticados com câncer colorretal e que foram submetidos a procedimento cirúrgico envolvendo pelo menos uma anastomose. Foram avaliadas as condições sociais, demográficas, clínicas, o estilo de vida, o consumo alimentar, o estado nutricional e as complicações imediatas pós-cirúrgicas.

RESULTADOS:

dos 31 pacientes estudados, houve uma maior prevalência do sexo feminino (74,2%), média de idade de 61,9 ±12,4 anos e 54,8% apresentaram o reto como localização primária do câncer. A maioria eram procedentes do interior do estado, aposentados, baixa escolaridade e apresentaram demasiada ingestão de carnes vermelhas, embutidos e gorduras e um menor consumo de frutas e verduras e eram sedentários. Quanto ao estado nutricional, foi encontrado um risco nutricional de 58,1%, IMC médio de 25,7 ±6,8 kg/m² e 54,8% apresentaram perda ponderal significativa. Além disso, 38,7% apresentaram alguma das complicações imediatas, sendo as mais frequentes o íleo paralítico e a distensão abdominal. Houve retardo no início da realimentação e não houve associação entre o estado nutricional e as complicações imediatas.

CONCLUSÃO:

o surgimento do câncer colorretal está bem relacionado com os hábitos alimentares e o estilo de vida. Pacientes com essa neoplasia apresentam uma acentuada perda ponderal, entretanto, nesse estudo, não houve associação entre o estado nutricional e a incidência de complicações pós-operatórias.

Estado nutricional; Avaliação nutricional; Câncer colorretal; Complicações pós-operatórias; Cirurgia colorretal


Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br