Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de anticorpos antitransglutaminase tecidual em pacientes com síndrome do intestino irritável na cidade de Duhok

Resumo

Introdução

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal comum; a doença celíaca é uma enteropatia autoimune que pode imitar qualquer distúrbio gastrointestinal funcional. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de anticorpos contra a doença celíaca (antitransglutaminase tecidual - tTG) em pacientes com SII.

Pacientes e Métodos

Este estudo transversal foi conduzido em 70 pacientes com síndrome do intestino irritável que atendiam aos critérios de Roma III e se apresentaram ao Hospital de Ensino Azadi na cidade de Duhok, no Iraque. Os pacientes foram classificados de acordo com os subtipos de síndrome do intestino irritável em: predominantemente diarreia (D-SII), predominantemente constipação (C-SII) e mista (M-SII). IgA e IgG antitTG foram usados para rastrear pacientes com doença celíaca.

Resultados

Um total de 70 pacientes (44 mulheres e 26 homens) foram incluídos; a idade média foi de 33 anos (DP ± 7,64). Cinco pacientes (7,1%) apresentaram IgA e IgG antitTG positivos. Três deles tinham D-SII e os outros dois tinham C-SII. Nenhum dos pacientes com M-SII apresentou teste positivo.

Conclusão

A prevalência de anticorpos antitTG na SII é alta. A presença de doença celíaca deve ser avaliada em pacientes com D-SII.

Palavras-Chave
Síndrome do intestino irritável; Doença celíaca; Critérios de Roma III; Antitransglutaminase tecidual

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br