Acessibilidade / Reportar erro

Ensaio clínico randomizado duplo cego para avaliar a eficácia de várias preparações para colonoscopia

RESUMO

Introdução:

a colonoscopia é o padrão ouro de triagem para pesquisa de várias doenças colônicas. A excelência de preparação é um fator determinante para uma colonoscopia de qualidade.

Objetivo:

Comparar a qualidade das preparações do cólon para colonoscopia com diferentes tipos de medicamentos laxantes em um hospital público de Belo Horizonte, Brasil.

Método:

Foi realizado um ensaio clínico randomizado duplo cego prospectivo de junho de 2016 a março de 2017. Um total de 117 pacientes foi randomizado em quatro grupos para receber um tipo de preparação (picossulfato sódico, manitol, lacticol, lactulose). Os pacientes responderam a um questionário e amostras de sangue periférico foram coletadas antes e depois da preparação. A qualidade da limpeza foi acessada de acordo com a Boston Bowel Preparation Scale.

Resultados:

99,1% dos pacientes tomaram a dose recomendada e 79,5% relataram boa tolerabilidade. Os endoscopistas realizaram colonoscopia completa em 89,7%, com taxa de polipectomia de 47%. A taxa de eficácia total das soluções foi de 88%. Não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos (p = 0,271). Em relação aos parâmetros laboratoriais, foram observadas diferenças nos valores pré e pós-teste de sódio, cloro e creatinina, mas sem exceder os valores de referência.

Conclusão:

As quatro preparações foram eficazes para limpeza do cólon, com boa aceitação, diferindo apenas quanto aos custos.

Palavras-chave:
Colonoscopia; Qualidade; Preparação do intestino; Picossulfato sódico; Manitol; Lactitol; Lactulose

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br