Acessibilidade / Reportar erro

Gender-based analysis of the characteristics and outcomes of surgery for anal fistula: analysis of more than 560 cases

RESUMO

Background:

A fístula anal comumente acomete mais os homens que as mulheres. Algumas diferenças nas características da fístula anal entre ambos os sexos têm sido reconhecidas, embora o impacto dessas diferenças nos desfechos da cirurgia para fístula anal ainda seja incerto. O presente estudo realizou uma análise específica para sexo, com o objetivo de avaliar as características e os desfechos da cirurgia de fístula anal em cada sexo.

Pacientes e métodos:

Os prontuários de pacientes com fístula anal foram revisados retrospectivamente e as seguintes variáveis foram extraídas: dados demográficos dos pacientes, tipo de fístula anal, posição da abertura externa, cirurgia realizada, incidência de recidiva e complicações, particularmente incontinência fecal. Realizou-se uma análise baseada no sexo dos sujeitos e desfechos da cirurgia para fístula anal.

Resultados:

Foram incluídos 565 pacientes (491 do sexo masculino) com idade média de 41,7 anos. As mulheres apresentaram uma porcentagem significativamente mais alta de fístula anal baixa do que os homens (70,2% vs. 50,3%, p = 0,002). Os homens tiveram uma porcentagem significativamente maior de fístula anal transesfincteriana alta (48,5% vs. 29,7%; p = 0,003). A fístula anal anterior foi mais comum em pacientes do sexo feminino (69% vs. 16,3%; p < 0,0001). A recorrência de fístula anal foi detectada em 42 (7,4%) pacientes. Os homens apresentaram maior taxa de recorrência do que as mulheres (7,9% vs. 4%; p = 0,34). A incontinência fecal desenvolveu-se em 1,7% dos pacientes com maior incidência observada no sexo feminino (4% vs. 1,4%).

Conclusão:

A maioria das fístulas anais no sexo masculino foi posterior e transesfincteriana alta, enquanto a maioria das fístulas anais no sexo feminino foi baixa e anterior. Apesar das diferentes características da fístula anal, não foi possível registrar diferenças significativas nas taxas de recorrência de fístula e incontinência fecal entre homens e mulheres.

Palavras-chave
Fístula anal; Fistula-in-ano; Sexo; Características; Desfechos

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br