Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento cirúrgico da estenose anal: anoplastia com ou sem esfincterotomia

RESUMO

Objetivo:

A estenose anal é complicação incomum da cirurgia anorretal, sendo principalmente resultante de uma hemorroidectomia circunferencial ou ressecção do pólipo cutâneo no tratamento cirúrgico da fissura anal crônica. O objetivo da anoplastia é a restauração da função normal do ânus, mediante a divisão da constrição e alargamento do canal anal. A esfincterotomia interna pode causar incontinência gasosa; e se tratarmos a estenose sem esfincterotomia, poderá ocorrer insucesso. Poderíamos usar a anoplastia sem esfincterotomia?

Método:

Os pacientes com estenose anal foram designados para dois grupos. O primeiro grupo foi tratado com anoplastia em Y-V sem esfincterotomia interna lateral parcial, e o segundo grupo foi tratado com anoplastia em Y-V com esfincterotomia interna lateral parcial.

Resultado:

No total, 25 pacientes (10 homens e 15 mulheres) foram tratados com anoplastia-14 sem esfincterotomia interna lateral parcial, e 11 com esfincterotomia interna lateral parcial. Os percentuais de cura da estenose foram de 91% e 93% nos grupos tratados com anoplastia sem esfincterotomia interna lateral parcial e com esfincterotomia interna lateral parcial, respectivamente (p = 0,69). Não ocorreu mudança significativa nos dois grupos com relação às queixas de incontinência pós-operatória.

Conclusão:

O percentual de cura da estenose anal foi igual nos pacientes tratados com anoplastia em Y-V com ou sem esfincterotomia interna lateral parcial. Não foi observada mudança significativa na incontinência pós-operatória entre os dois grupos. Portanto, a anoplastia em Y-V seria um método cirúrgico seguro e simples em pacientes selecionados. Em casos isolados, o procedimento de esfincterotomia interna lateral parcial tem sido observado.

Palavras-chave:
Anoplastia; Esfincteroplastia; Estenose anal

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br