Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia da fórmula enteral pobre em resíduo versus dieta líquida clara durante o preparo intestinal para colonoscopia: um estudo piloto controlado e randomizado

RESUMO

Objetivo:

A preparação intestinal convencional para a colonoscopia confina o paciente à dieta líquida clara no dia anterior; esse regime dietético não nutritivo frequentemente causa desconforto e fome. O presente estudo teve como objetivo determinar a viabilidade de alimentar o paciente com fórmula enteral semielementar sem lactose e pobre em resíduos (PEPTAMEN®) em comparação com a dieta líquida clara convencional no preparo intestinal para colonoscopia.

Métodos:

Este foi um estudo randomizado no qual o endoscopista foi cego quanto ao tipo de preparo. Os pacientes foram randomizados em dois grupos: aqueles que receberam PEPTAMEN® oral e preparo intestinal mecânico (A) e aqueles que receberam dieta líquida clara e preparo intestinal mecânico (B). Os pacientes foram avaliados quanto ao tipo de agente de limpeza intestinal utilizado, a completude da colonoscopia, o escore de qualidade de limpeza e o escore de fome.

Resultados:

Um total de 97 pacientes foram incluídos no estudo, 48 no grupo A e 49 no grupo B. Oito pacientes foram excluídos por não aderirem ao agente de limpeza intestinal ou apresentarem um exame incompleto de colonoscopia. Quanto ao escore geral de limpeza, não se observou diferença estatisticamente significativa (p = 0,25) entre os grupos A (resultado regular ou ruim, 37,5%; bom ou excelente, 62,5%) e B (resultado regular ou ruim, 49%; bom ou excelente, 51%). Por outro lado, o escore de fome apresentou diferença significativa (p = 0,016) entre os grupos A (sem fome, 41,7%; fome leve, 12,5%; fome, 12,5%) e B (sem fome, 24,5%; fome leve, 38,8%; fome, 36,7%).

Conclusões:

Os dados sugerem que a adição de PEPTAMEN® oral como parte do regime de preparo intestinal não altera significativamente o escore de limpeza luminal durante a colonoscopia, mas alivia a fome.

Palavras-chave:
Colonoscopia; Preparo intestinal; Qualidade; Pobre em resíduo; Fórmula enteral

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br