Acessibilidade / Reportar erro

Experiências de pacientes com doença hemorroidária – estudo qualitativo

RESUMO

Objetivo:

Este estudo qualitativo teve como objetivo propiciar uma melhor compreensão das experiências dos pacientes com doença hemorroidária, o impacto em sua vida diária e os resultados do tratamento.

Métodos:

Entre 2016 e 2017, pacientes com doença hemorroidária foram entrevistados individualmente. Cada entrevista foi gravada usando um gravador de áudio e transcrita na íntegra. Utilizou-se guia de entrevista semiestruturado, com tópicos pré-especificados baseados em uma revisão de literatura realizada anteriormente. As transcrições foram codificadas; a análise consistiu em destacar passagens no texto e atribuir a cada passagem um código representando os temas predefinidos no guia de entrevista. Isso resultou em uma hierarquia de temas de três níveis: tema abrangente, subtema de nível médio e problemas.

Resultados:

Quinze participantes foram submetidos a entrevistas individuais, das quais treze foram conduzidas por telefone. A média de idade foi de 60,7 anos (35-78); cinco deles eram do sexo feminino (33,3%). Dor e hemorragia foram os sintomas mais frequentemente relatados. Os participantes indicaram que esses sintomas estavam diretamente relacionados a sobrecarga emocional, ajustes nas atividades diárias e impacto social. Antes do diagnóstico de doença hemorroidária, a hemorragia levou a sentimentos de medo e de constrangimento durante as atividades sociais. No dia-a-dia, os participantes precisavam acordar cedo, usar absorventes higiênicos para perda de sangue e gelo na região anal para reduzir a dor. Geralmente, os participantes não estavam completamente satisfeitos com o processo e o resultado do tratamento.

Conclusão:

Este primeiro estudo qualitativo apresenta uma visão detalhada das experiências dos pacientes com doença hemorroidária, o impacto na vida diária e resultados do tratamento. Essas informações podem ser usadas na prática diária para conscientizar os médicos.

Palavras-chave:
Hemorroidas; Anal; Pesquisa qualitativa; Pacientes; Desfechos

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br