Acessibilidade / Reportar erro

Correção dos compartimentos médio e posterior do assoalho pélvico por vias perineal e vaginal sem uso de tela – descrição de técnica e série de casos

RESUMO

Introdução:

Problemas como constipação intestinal por obstrução de saída, prolapsos retal/vaginal e incontinências fecal e urinária são cada vez mais frequentes pelo envelhecimento populacional, com grande impacto na qualidade de vida.

Objetivo:

Descrever técnica para correção do compartimento médio/posterior do assoalho pélvico e tratamento extramucoso da parede retal, por vias perineal e vaginal, utilizando tecidos nativos. Apresentar os resultados da cirurgia em 20 pacientes submetidas à técnica.

Método:

Pacientes com sintomas secundários ao descenso de assoalho pélvico médio/posterior, submetidas à propedêutica – exame proctológico e defecografia por RNM de pelve que confirmaram as alterações anatômicas. A avaliação dos resultados foi feita com questionários no pré e pós-operatório, com a utilização do escore de Agachan para constipação intestinal.

Resultado:

Correção imediata da retocele e da musculatura, com melhora imediata da constipação intestinal, sustentada ao longo de 42 meses. Sem complicações graves no pós-operatório.

Conclusão:

Técnica eficaz, com correção anatômica adequada, associada a melhora significativa dos escores de constipação e de baixo risco.

Palavras-chave:
Retocele; Descenso de assoalho pélvico; Cirurgia transperineal; Cirurgia transvaginal; Prolapso de órgãos pélvicos

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br