Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de pessoas com colostomia permanente: um estudo fenomenológico

RESUMO

Objetivos:

Descrever as experiências de pessoas com colostomia permanente quanto à qualidade de vida.

Métodos:

O desenho do estudo utilizou a fenomenologia descritiva seguindo a abordagem de Collaizzi. Havia 12 participantes que se qualificaram usando amostragem intencional com base nos critérios de inclusão. Os dados gerados foram entrevistas detalhadas. A análise e a interpretação usaram descrições literais.

Resultados:

Os dados da pesquisa revelaram sete temas, a saber: limitação nas atividades da vida diária, limitações nas relações conjugais e relação social com os outros, sentimentos negativos sobre a colostomia, dificuldades financeiras, crescentes demandas de viver com colostomia, mudanças nas necessidades de repouso, físicas e expectativa de complicações, e esperança de viver uma vida normal após a colostomia.

Conclusão:

Este estudo revelou que pessoas com colostomia permanente apresentam dificuldades e limitações relativas às atividades da vida diária, incluindo relações conjugais e sociais. É importante destacar que têm preocupações psicológicas, p.ex., sentimentos negativos sobre formas de viver suas vidas, incluindo dificuldades financeiras e adaptação a novas formas de viver. No entanto, há sempre a esperança de viver uma vida normal. Este estudo fornece uma compreensão da qualidade de vida de pessoas com colostomia permanente, possibilitando aos enfermeiros fornecer cuidados de enfermagem apropriados.

Palavras-chave:
Qualidade de vida; Câncer colorretal; Colostomia permanente; Abordagem fenomonológica de Collaizzi; Experiência vivida

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br