Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre laudo convencional e estruturado na avaliação da Doença de Crohn por enterografia

RESUMO

Contexto:

Há cada vez maior interesse em padronização na avaliação de exames de imagem, em especial a enterografia na Doenca de Crohn.

Objetivo:

Comparar a qualidade do laudo convencional com o estruturado na enterografia por tomografia computadorizada na Doença de Crohn.

Método:

Foram realizados nove enterografias por TC de pacientes com Doença de Crohn com laudos convencionais; após a padronização do laudo estruturado pelo serviço de radiologia um hospital universitário, referência no atendimento de pacientes com doenças inflamatórias intestinais, os mesmos exames foram reavaliados e novos laudos foram emitidos, sem que os radiologistas tivessem acesso ao laudo anterior; os 18 laudos foram submetidos a avaliação de cinco especialistas em Doenças Inflamatórias Intestinais, resultando em 90 análises de laudo; os especialistas avaliaram os seguintes critérios: clareza das informações do laudo, facilidade em caracterizar a extensão da doença, facilidade em definir a presença de complicações, utilidade do exame para definir a conduta e facilidade em definir a atividade da doença, conferindo uma pontuação de 0 a 10. A análise estatística foi realizada com o teste não paramétrico de Wilcoxon, considerando-se nível de significância de 5%.

Resultados:

os escores médios atribuídos aos laudos do exame, usando ambos os relatórios (não estruturado e estruturado), variaram de 7,98 a 9,16; todavia, os escores dos laudos estruturados foram significativamente maiores (p < 0,003).

Conclusão:

Na avaliação dos especialistas o laudo estruturado mostrou-se de melhor qualidade que o não estruturado na enterografia por tomografia computadorizada de pacientes com Doença de Crohn.

Palavras-chave:
Doença de Crohn; Tomografia; Intestino delgado; Complicações; Diagnóstico

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br