Acessibilidade / Reportar erro

Correlação dos achados da ultrassonografia tridimensional com o anatomopatológico em pacientes com endometriose pélvica infiltrativa profunda submetidos a tratamento cirúrgico

Resumo

Objetivo

Este estudo visa correlacionar os achados da ultrassonografia tridimensional com os achados anatomopatológicos em pacientes com endometriose pélvica infiltrativa profunda submetidos a tratamento cirúrgico.

Métodos

Estudo prospectivo de uma série de 40 pacientes com endometriose pélvica infiltrativa profunda diagnosticados pela USR-3D e submetidos à videolaparoscopia. As peças cirúrgicas foram analisadas histologicamente e comparadas com os resultados das USR-3D. A pesquisa foi desenvolvida entre março de 2008 a março de 2011.

Resultados

Os resultados dos estudos histopatológicos foram: 72,5% das pacientes (n = 29) com endometriose, 12,5% (n = 5) com reação inflamatória crônica inespecífica, 5% (n = 2) com tecido fibroso inespecífico, 2,5% (n = 1) com adenomioma, 2,5% (n = 1) com mucosa colônica com presença de focos de hemorragia recente, edema de lâmina própria e erosões superficiais, 2,5% (n = 1) com hiperplasia de folículos linfoides e o restante, 2,5% (n = 1), com tecido peritoneal dentro dos limites da normalidade.

Conclusão

Conclui-se, portanto que a ultrassonografia anorretal tridimensional em pacientes portadoras de endometriose pélvica infiltrativa profunda ajuda no diagnóstico de lesões retais, quando essa técnica é comparada com os achados anatomopatológicos das peças cirúrgicas.

Palavras-chave
Endometriose; Correlação; Ultrassonografia; Anatomopatológico; Diagnóstico

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br