Acessibilidade / Reportar erro

Clinical and manometric investigation in constipated Chagasic patients with and without megacolon

RESUMO

Fundamento:

A colopatia chagásica é a segunda manifestação digestiva mais comum e a constipação é o principal sintoma. A ausência do Reflexo Inibitório Retoanal desempenha um papel importante na constipação e a manometria anal é crucial para avaliação adequada.

Objetivo:

Avaliar os achados da manometria anal (principalmente o Reflexo Inibitório Retoanal) em pacientes chagásicos com constipação crônica, com e sem megacólon, e correlacionar esses achados com dados clínicos e demográficos.Métodos: Estudo transversal de pacientes com constipação crônica submetidos ao teste sorológico para doença de chagas, enema de bário e manometria anal. A ausência de Reflexo Inibitório Retoanal foi avaliada por meio do Teste Exato de Ponto Médio.

Resultados:

Foram incluídos 64 pacientes: 23 chagásicos com megacólon/megarreto (G1), 21 chagásicos sem megacólon/megarreto (G2) e 20 não chagásicos sem megacólon/megarreto (G3). Os pacientes chagásicos com megacólon apresentaram maior incidência de fecaloma (39%) em comparação aos outros dois grupos (9,5% e 10% para G2 e G3, respectivamente, p = 0,03). A capacidade retal na manometria foi estatisticamente maior nos pacientes do G1. O Reflexo Inibitório Retoanal estava ausente em 91,3% dos pacientes do G1, em 47,29% no G2 e presente em todos os pacientes do G3. Houve diferença significativa na ausência do Reflexo Inibitório Retoanal quando comparados os grupos (G1 vs. G2: p = 0,002, G1 vs. G3: p < 0,001, G2 vs. G3: p < 0,001).

Conclusão:

A ausência de RIRA confirma o diagnóstico de colopatia chagásica e endossa o tratamento cirúrgico sempre que o tratamento clínico falhar. A presença de RIRA em pacientes com sorologia positiva para doença de Chagas, sem megacólon/megarreto, pode não ser devida à colopatia chagásica e outras causas devem ser consideradas.

Palavras-chave:
Doença de Chagas; Diagnóstico; Constipação intestinal; Reflexo; Canal anal; Ausência; Megacolon

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br