Acessibilidade / Reportar erro

Fecal calprotectin role in diagnosis of ulcerative colitis and treatment follow-up

RESUMO

Objetivo:

A colite ulcerativa geralmente afeta o reto, podendo acometer todo o cólon. Métodos não invasivos, como a dosagem de calprotectina fecal, podem ser uma abordagem confiável e barata para a avaliação da gravidade da doença ou da estratégia de mudança de tratamento.

Métodos:

Neste estudo transversal retrospectivo, os registros de 56 pacientes com colite ulcerativa que foram hospitalizados devido a exacerbação entre maio de 2016 e abril de 2017 foram avaliados usando o software IBD Data Bank no Centro de Pesquisa e Doenças Gastrointestinais e Hepáticas (GLDRC), na província de Guilan, Irã. Foi aplicado um questionário de características demográficas, achados clínicos e nível de calprotectina fecal. Foram usados o escore de Mayo de atividade da doença e a classificação de Montreal da gravidade da colite ulcerativa. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica.

Resultados:

A calprotectina fecal apresentou diferença significativa em termos de gravidade da doença com base no escore de Mayo (p = 0,007) e na classificação de Montreal (p = 0,001). Em pacientes com sintomas leves, nenhum aumento na calprotectina fecal foi observado. Entretanto, em pacientes com sintomas moderados e severos, o aumento nos níveis de calprotectina fecal foi significativo. Além disso, o aumento nos níveis de proteína C reativa foi associado à gravidade da doença (p = 0,02). A análise da regressão entre pacientes considerados de alto risco com base na calprotectina fecal indicou uma associação significativa com níveis elevados da taxa de sedimentação de eritrócitos e tabagismo (p = 0,01 e p = 0,05, respectivamente).

Conclusão:

Os níveis de calprotectina fecal parecem estar relacionados com a gravidade da doença. Métodos não invasivos, como o estudo de calprotectina fecal, podem ser uma alternativa a métodos agressivos, caros e demorados, tais como colonoscopia e biópsia, reduzindo o sofrimento e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chave:
Calprotectina; Doença inflamatória intestinal; Colite ulcerativa; Inflamação

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br