Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do extrato hidroalcoólico de Ziziphus jujuba na colite ulcerativa induzida pelo ácido acético em rato macho (Rattus norvegicus)

RESUMO

Objetivo:

Investigar os efeitos do extrato hidroalcoólico de Ziziphus jujuba no estresse oxidativo em tecido ao nível histopatológico e na inflamação, juntamente com as vias antioxidantes em tecido de cólon em ratos com colite ulcerativa induzida.

Materiais e métodos:

Induzimos colite ulcerativa em 80 ratos, divididos em 8 grupos iguais. Os grupos 1 e 2 eram controles negativos que receberam 1 mL/dia de salina normal em enema e por via oral; os grupos 3 e 4 eram controles positivos para 1 e 2 e receberam 10 mg/kg de asacol por via intracolônica e mesalazina oral; os grupos 5 e 6 receberam gel a 20% e 40% de extrato hidroalcoólico de Z. jujuba por via trans-retal; os grupos 7 e 8 receberam 1500 e 3000 mg/kg de extrato hidroalcoólico de Z. jujuba por via oral, respectivamente. Transcorridos 7 dias, os animais foram avaliados para histopatologia de tecido de cólon, níveis de malonildialdeído e IL-1β, e atividades de superóxido dismutase, glutátion peroxidase e mieloperoxidase no tecido colônico.

Resultados:

O uso do extrato hidroalcoólico de Z. jujuba, tanto na forma transretal como oral, e em especial nas doses mais altas, resultou em um efeito de cicatrização mais intensa no tecido colônico lesionado, e em maior redução nos níveis de glutátion peroxidase IL-1β. Além disso, essas duas doses (gel a 40% e 3000 mg/kg por via oral) diminuíram ainda mais a atividade de mieloperoxidase e estimularam as atividades de superóxido dismutase e glutátion peroxidase. Outro achado do estudo foi que o gel a 40% por administração trans-retal se mostrou mais potente do que a administração oral de 3000 mg/kg.

Conclusão:

Os resultados do presente estudo sugerem que Z. jujuba pode ser considerado como tratamento de escolha para colite ulcerativa, sobretudo em forma de gel e também em um padrão proporcional à dose administrada.

Palavras-chave:
Ziziphus jujuba; Colite ulcerativa; Estresse oxidativo; Histopatologia; Inflamação

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br