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Pacientes com epilepsia: satisfação com os serviços de atenção à saúde?

Patient with epilepsy: satisfaction with the health care system?

INTRODUÇÃO: A avaliação da qualidade dos serviços de saúde sob a ótica dos pacientes com epilepsia (PCE) pode ser uma ferramenta importante para organização e promoção do sistema de saúde. OBJETIVOS: Avaliar e apresentar alguns aspectos sobre a satisfação do PCE com os serviços de saúde: satisfação geral, grau de informação sobre epilepsia e sua comunicação oferecida pelos profissionais de saúde, preferências pelo atendimento no setor primário ou pelo hospitalar, acessibilidade às consultas, eficácia do tratamento (freqüência das crises epilépticas) e medidas de melhoria do serviço com enfoque no uso de enfermeiras especializadas em epilepsia. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática baseada em artigos selecionados segundo os objetivos e captados nos bancos bibliográficos Pubmed e Science Direct. RESULTADOS: Na maioria dos estudos, foram encontradas avaliações no geral positivas ao atendimento. No entanto, em quase todos existem críticas específicas, como a falta de comunicação, atendimento não compartilhado pelo setor primário e especializado, acessibilidade deficiente às consultas e a falta de continuidade do tratamento. CONCLUSÃO: Na tentativa de prover uma melhoria do atendimento aos PCE é fundamental conhecer as suas perspectivas, percepções, preferência e necessidades.

Epilepsia; paciente; satisfação; perspectiva; visões; necessidades; avaliação dos serviços de atenção à saúde


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