A literatura tem mostrado que habilidades mínimas em utilização dos recursos de Tecnologias de Informação (TI) são fundamentais para administradores e profissionais diversos. Com a internet, estabelecem-se novos marcos econômicos em relação à competitividade e sobrevivência. Habilidades individuais em TI passam por pressões à reformulação no sentido de se tornarem adequadas e criativamente utilizadas e de possibilitarem ativa geração e exploração de novas fontes e ferramentas de informação, não apenas sua recepção e processamento. Estudando a evolução na aquisição dessas habilidades no Brasil, realiza-se pesquisa com aplicação de questionários e entrevistas a alunos formandos do curso de administração em uma universidade mineira. Para avaliar percepções sobre habilidades em TI, são pesquisados estudantes, professores de informática e coordenadores de cursos. Resultados obtidos revelam que as habilidades dos alunos concentram-se em funções básicas de informática e que há baixos índices de aproveitamento dos aprendizados em TI, em relação à importância atribuída. Estudantes sinalizam auto-suficiência e conhecimentos, que quando testados, não se confirmam. Constatam-se também baixos conhecimentos conceituais sobre o tema, relacionados à impaciência dos alunos com atividades de aprendizado de baixa interatividade, como leitura de textos longos ou aulas expositivas. Foi observado forte receio dos alunos ao comércio eletrônico, em razão dos crescentes riscos associados à evolução da TI.
habilidade em TI; evolução da TI; conceitos em TI; perfil do administrador; analfabeto funcional