Declaração |
“uma declaração de como a empresa vai ganhar dinheiro e sustentar sua estrutura e seus lucros ao longo do tempo” (Stewart & Zhao, 2000Steininger, D. M., Wunderlich, P., & Pohl, F. (2013). Exploring Competitive Advantage Of Social Networking Sites: A Business Model Perspective. In ECIS (p. 214).) |
Stewart & Zhao (2000Steininger, D. M., Wunderlich, P., & Pohl, F. (2013). Exploring Competitive Advantage Of Social Networking Sites: A Business Model Perspective. In ECIS (p. 214).) |
Conceito |
“um modelo de negócio é simplesmente um conceito que tem sido colocado em prática” (Hamel, 2002Hamel, G. (2002). Leading the revolution: How to thrive in turbulent times by making innovation a way of life. Boston: Harvard Business School Press ) |
Hamel (2002Hamel, G. (2002). Leading the revolution: How to thrive in turbulent times by making innovation a way of life. Boston: Harvard Business School Press ) |
Descrição |
“descrição de um negócio complexo que habilita o estudo da sua estrutura, o relacionamento entre os elementos da estrutura, e como ele irá responder no mundo real” (Applegate & Collura, 2000Applegate, L. M., & Collura, M. (2000). Emerging e-Business Models: Lessons from the Field. Harvard Business School, Boston, MA.) |
Applegate & Collura (2000Applegate, L. M., & Collura, M. (2000). Emerging e-Business Models: Lessons from the Field. Harvard Business School, Boston, MA.); Weill & Vitale (2001Venkatraman, N. and Henderson, J. C. (1998) Real Strategies for Virtual Organizing. Sloan Management Review, 40(1), pp. 33-48); Magretta (2002Magretta, J. (2002). Why Business Models Matter, Harvard Business Review, 80(5), pp. 86-92) |
Representação |
“uma representação concisa de como um grupo de variáveis de decisão inter-relacionadas, nas áreas de estratégia, arquitetura e economia de empresas são articuladas para criar vantagem competitiva sustentável em mercados estabelecidos” (Morris, Schindehutte & Allen, 2005Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldaña, J. (2014). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. Sage.) |
Morris, Schindehutte & Allen (2005Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldaña, J. (2014). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. Sage.); Schafer, Smith, Linder (2005) |
Arquitetura |
“uma arquitetura de produtos, serviços e fluxo de informações, incluindo a descrição de vários atores negociais e suas funções, uma descrição dos benefícios potenciais para os vários atores negociais e uma descrição da origem dos rendimentos” (Timmers, 1998Seelos, C. & Mair, J. (2007) Profitable business models and market creation in the context of deep poverty: a strategic view. The Academy of Management Perspectives, 21(4), pp. 49-63) |
Dubosson-Torbay, Osterwalder & Pigneur (2002Dubosson‐Torbay, M., Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2002) E‐business model design, classification, and measurements. Thunderbird International Business Review, 44(1), pp. 5-23); Timmers (1998Seelos, C. & Mair, J. (2007) Profitable business models and market creation in the context of deep poverty: a strategic view. The Academy of Management Perspectives, 21(4), pp. 49-63) |
Ferramenta Conceitual |
“é uma ferramenta conceitual que contém um conjunto de elementos e suas relações, e evidencia a lógica dos negócios de uma firma específica [...] para criar e comercializar valor e gerar um fluxo de receitas lucrativo e sustentável” (Osterwalder, Pigneur & Tucci, 2005Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010) Business Model Generation: A Handbook For Visionaries, Game Changers, And Challengers. Hoboken, J. Wiley) |
George &Bock (2011George, G. and Bock, A. J. (2011) The business model in practice and its implications for entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, 35(1), pp. 83-111); Osterwalder (2004ONU (2014) World Urbanization Prospects ONU (2014) World Urbanization Prospects http://esa.un.org/unpd/wup/
Ultimo acesso em 25/06/2016 http://esa.un.org/unpd/wup/...
); Osterwalder, Pigneur & Tucci (2005Osterwalder, A., Pigneur, Y. & Tucci, C. L. (2005).Clarifying business models: Origins, present, and future of the concept. Communications of the association for Information Systems, 16(1), 1) |
Modelo estrutural |
“o conteúdo, a estrutura e a governança de transações desenhadas para criar valor através da exploração de oportunidades de negócio” (Amit & Zott, 2001Amit, R., & Zott, C. (2001).Value creation in e‐business. Strategic management journal, 22(6-7), 493-520.) |
Amit & Zott (2001Amit, R., & Zott, C. (2001).Value creation in e‐business. Strategic management journal, 22(6-7), 493-520.) |
Método |
“é um método no qual a empresa constrói e usa seus recursos para oferecer maior valor aos clientes que os seus competidores e ganhar dinheiro fazendo isso. Ele detalha como a empresa ganha dinheiro agora e como ela planeja fazer isso em longo prazo [...]. É o que habilita a empresa a ter uma vantagem competitiva sustentável para executar melhor que seus concorrentes no longo prazo” (Afuah & Tucci, 2001Afuah, A. and Tucci, C. L. (2001) Internet business models and strategies: Text and cases. Boston: McGraw-Hill Higher Education) |
Afuah & Tucci (2001Afuah, A. and Tucci, C. L. (2001) Internet business models and strategies: Text and cases. Boston: McGraw-Hill Higher Education); Rappa (2001Pozzebon, M. and Diniz, E. H. (2012) Theorizing ICT and Society in the Brazilian Context: A Multilevel, Pluralistic and Remixable Framework. Brazilian Administration Review, 9(3), pp. 287-307) |
Modelo Conceitual |
“um modelo de negócio é um grupo de quais atividades a empresa executa, como ela as executa, e quando elas são executadas, considerando que ela utiliza recursos para executar as atividades, para aumentar o valor percebido pelo cliente (baixo custo ou valor diferenciado) se apropriando deste valor” (Afuah, 2004Afuah, A. (2004) Business models: A strategic management approach. New York: Irwin/McGraw-Hill) |
Afuah (2004Afuah, A. (2004) Business models: A strategic management approach. New York: Irwin/McGraw-Hill), Venkatraman & Henderson (1998Veit, D., Clemons, E., Benlian, A., Buxmann, P., Hess, T., Kundisch, D., Jan Marco Leimeister, Peter Loos & Spann, M. (2014).Business models. Business & Information Systems Engineering, 6(1), 45-53.) |
Padrão |
“padrão de organização de trocas e alocação de vários custos e fontes de receita, de maneira que a produção e troca de mercadorias e serviços se tornem viáveis, com receita gerada de forma autossustentável” (Brosseau & Penard, 2006Brousseau, E. & Penard, T. (2006) The economics of digital business models: a framework for analyzing the economics of platforms. Review of Network Economics, 6(2), pp. 81-110) |
Brousseau & Penard (2006Brousseau, E. & Penard, T. (2006) The economics of digital business models: a framework for analyzing the economics of platforms. Review of Network Economics, 6(2), pp. 81-110) |
Grupo de Componentes |
“um modelo de negócio é definido pelo relacionamento casual dos componentes: clientes, concorrentes, oferta, atividades e organização, recursos, fatores de fornecimento e produção, e escopo do gerenciamento” (Hedman & Kalling, 2002Hedman, J, & Kalling, T. (2002) IT and Business Models: Concept and Theories, Copenhagen Business School Press, Copenhagen) |
Hedman & Kalling (2002Hedman, J, & Kalling, T. (2002) IT and Business Models: Concept and Theories, Copenhagen Business School Press, Copenhagen); Seelos & Mair (2007Stewart, D. W., and Zhao, Q. (2000).Internet marketing, business models, and public policy. Journal of Public Policy & Marketing, 19(2), 287-296) |