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PRIORIZAÇÃO MULTICRITÉRIO DE PROJETOS EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

RESUMO

As pressões oriundas das avaliações podem gerar mudanças nos comportamentos organizacionais e na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES), podendo ou não alterar a arquitetura institucional. As avaliações têm possibilitado que as IES se conheçam melhor, repensem e redesenhem seus processos. Como resultado, percebe-se que as instituições estão cada vez mais semelhantes entre si, fenômeno esse denominado isomorfismo coercitivo. Com a finalidade de propor um diferencial na tomada de decisão, este estudo analisou, empiricamente, como o método AHP (Analytic Hierarchic Process) pode contribuir para a priorização de projetos no Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. Esta pesquisa desenvolveu-se por meio de um estudo de caso, a partir de uma estrutura teórico-conceitual, que serviu de base para a elaboração e aplicação do questionário estruturado, a fim de construir a estrutura hierárquica multicritério do método AHP e obter como resultado a priorização dos projetos e dos quesitos do sistema de Avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os resultados sugerem que esta metodologia pode auxiliar o coordenador de programas de mestrado profissional, na priorização de seus projetos, e que, dessa forma, contribuiriam para a melhoria do desempenho no sistema de avaliação da CAPES.

Palavras-chave:
Gerenciamento de portfólio; CAPES; seleção de projetos; processo de análise hierárquica (AHP)

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