Open-access USO DE DISPOSITIVOS E ATIVIDADE FÍSICA ENTRE CRIANÇAS: TEORIA DO PROCESSO DE ENVOLVIMENTO

RESUMO

O comportamento sedentário é uma preocupação global na última década e ainda é uma questão alarmante atualmente. Entre as preocupações de ser sedentário estava o uso de gadgets entre as crianças, bem como o envolvimento em atividades físicas. Várias pesquisas exploram os fatores ligados ao estilo de vida inativo. No entanto, a geração de teorias, especialmente sobre o uso de gadgets e o processo de envolvimento em atividades físicas entre as crianças, foi limitada. Assim, este artigo tem como objetivo construir teoria sobre o uso de gadgets e o envolvimento em atividades físicas entre crianças. Este estudo explora as experiências das crianças com o uso excessivo de gadgets e o envolvimento em atividades físicas por meio de uma abordagem qualitativa usando lentes da teoria fundamentada. Os participantes do estudo eram estudantes de 11 a 13 anos e pais selecionados das Filipinas. Os dados foram coletados por meio de entrevista presencial semiestruturada em profundidade. A análise de dados qualitativos assistida por computador (CAQDAS) foi implementada neste estudo. Especificamente, ATLAS ti. 22 foi utilizado um software no gerenciamento e análise de dados orientado pela teoria construtivista fundamentada de Charmaz. A teoria foi gerada neste estudo após o processo de codificação, ou seja, codificação inicial, codificação focada e construção de teoria. A análise rigorosa dos dados deste estudo gerou uma teoria e a apresentou em forma de processo. A teoria do processo de envolvimento das crianças com o uso de gadgets e atividade física foi explicada nas fases seguintes; ser influência, ser feliz, aceitar a situação, dar tarefa condicional, atividade física: ser o último da lista. As descobertas indicam a razão pela qual as crianças passam muito tempo no gadget, pois o interpretam como um lugar feliz e menos tempo para atividades físicas, pois o consideram como a última prioridade de envolvimento. Os resultados deste artigo contribuem para a compreensão de como os alunos do ensino médio interpretam suas experiências em relação ao uso excessivo de gadgets e à inatividade física. A conscientização sobre como as crianças veem o uso de gadgets e o envolvimento em atividades físicas fornece aos pais, especialistas em saúde e outros profissionais relacionados uma base para a criação de um plano ou estratégia para promover o equilíbrio no uso de gadgets e no envolvimento em atividades físicas pelas crianças.

Palavras-chave: Atividade física; Uso de dispositivos; Grounded theory; crianças

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