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REGRAS OFICIAIS |
EXERGAMES
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Corrida de velocidade |
O atleta deverá manter-se em sua raia do começo ao fim da corrida. |
Igual. As raias são demarcadas no jogo. O tutorial da programação do jogo não permite que haja invasão do corredor na raia adversária. |
Se o competidor levantar a mão ou o pé das marcas depois da voz de “prontos”, fará saída falsa. Qualquer atleta responsável por uma saída falsa será desqualificado. A prova da corrida de velocidade é iniciada com a saída baixa (posição agachada) e é obrigatório o uso de blocos de partida. |
No game, quando ocorre a saída falsa o praticante tem a oportunidade de realizá-la novamente. O árbitro é responsável por efetuar a largada. Não há saída baixa e não há o uso dos blocos de partida. Também não é preciso executar nenhum movimento corporal para que ocorra a largada da prova do videogame. |
Corrida com barreiras |
A barreira é colocada na pista de maneira que as suas bases fiquem no lado em que o atleta se aproxima. Ela é colocada de forma que a borda da barra de madeira coincida com a marca na pista mais próxima do atleta. A barra superior deve ser pintada em preto e branco ou com cores fortemente contrastantes e devem existir apenas dez barreiras em cada raia. |
Parecido. No jogo o número de barreiras destoa da regra oficial, aparecendo apenas quatro ao longo da prova. A cor das barreiras estava de acordo com a regra oficial. |
Todas as corridas devem ser disputadas em raias marcadas. Cada atleta deve se manter dentro sua própria raia durante todo o percurso. A prova é iniciada com a saída baixa (posição agachada) e é obrigatório o uso de blocos de partida. |
Semelhante. O jogo se inicia com o árbitro fazendo a largada. Porém, não há saída baixa e não há o uso dos blocos de partida nesta fase de desenvolvimento da corrida. |
Salto em distância |
A distância do salto será medida do ponto em que o saltador tocar a areia até a tábua de salto. Se o saltador, ao cair, colocar as mãos para trás, para se apoiar, será medido a partir do local em que o chão foi tocado. Se o atleta cair fora da caixa de areia será considerado falta. Outra situação de falta acontecerá caso o atleta toque, com qualquer parte do corpo, a área posterior à linha de medição localizada na tábua de impulsão; toque o lado da tábua de impulsão; toque o solo fora da caixa de areia no momento em que cair; caminhe pela caixa de areia após o salto; dê um salto mortal. |
Parecido. As marcas dos saltos são medidas. Não há a possibilidade registro pela marca das mãos na areia e nem do saltador, após completar o salto. O tutorial da programação do jogo não permite que o sujeito salte fora da caixa de areia. |
O saltador tem três tentativas para registrar o seu melhor salto. Um salto faltoso é considerado como uma tentativa, mas sua marca não é registrada. Somente o salto mais distante das contagens de salto legais são considerados. |
Igual. O jogo também não considera as marcas dos saltos com faltas. |
Lançamento do disco |
O lançamento do disco deve ser executado dentro de uma área de proteção ou gaiola, garantindo a segurança dos atletas, árbitros e espectadores. |
Idêntico. Todos os lançamentos ocorrem dentro da gaiola do jogo. |
O atleta deve se manter dentro de um círculo. Ele não pode pisar na linha que marca a distância dentro dele. |
Próximo. Por conta da programação do game, o jogador não consegue andar dentro da gaiola. |
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Para a medição da distância lançada, o disco precisa aterrar dentro de uma área pré-marcada e o atleta não pode deixar o círculo antes do disco cair. A medição é feita a partir do ponto de contato do disco com o solo. Somente o lançamento mais distante de todas as tentativas será considerado para placar. |
Igual. No jogo a medição ocorre conforme aparece na regra oficial. |
Lançamento do dardo |
O atleta inicia correndo em linha reta e faz a passada cruzada antes de realizar o lançamento. |
No game o atleta apenas corre em linha reta. Não há passada cruzada antes do lançamento do dardo. |
No lançamento do dardo cada atleta tem três tentativas. Somente o lançamento mais distante de todas as tentativas será considerado para placar. Um lançamento somente é válido se a cabeça metálica do dardo tocar o solo antes que qualquer outra parte. |
Igual. No jogo o dardo sempre cai com a cabeça metálica em direção ao solo. |