RESUMO
É evidente que a educação física é considerada uma disciplina obrigatória e como tal deve ser rotulada como uma disciplina importante, mas esta perspectiva nem sempre é partilhada pela comunidade educativa. O objectivo deste estudo era explorar a percepção das famílias com crianças matriculadas no ensino obrigatório sobre o tema da educação física. Para o efeito, foi administrado um questionário ad hoc, constituído por 15 perguntas, duas das quais de natureza sócio-demográfica e as restantes respostas eram do tipo Likert-. O estudo é um estudo não-experimental, descritivo, de corte transversal. A amostra do estudo consistiu num total de 120 respondentes (M=40,28 anos; SD=6,95). Os participantes foram seleccionados através de amostragem sem fins lucrativos. Os resultados mostraram uma falta de conhecimento sobre o tema da educação física, o que implica que existem opiniões diversas sobre o funcionamento e o objectivo proposto para este tema. No entanto, a educação física deve ser vista como um assunto essencial para o desenvolvimento integral do estudante.
Palavras-chave:
Educação física; Desporto; Educação; Família; Escola