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EFEITO DO TIPO DE ESCOLA E RENDA FAMILIAR NAS MUDANÇAS DA COMPETÊNCIA MOTORA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: UM ESTUDO TRANSVERSAL REPETIDO

RESUMO

A competência motora (CM) é um atributo associado a comportamentos positivos de saúde; fatores contextuais, parecem desempenhar um papel importante para CM de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a CM de pré-escolares em dois diferentes anos e identificar o efeito de fatores contextuais (tipo de escola e renda). Duas amostras representativas de crianças (3 a 5 anos) da cidade do Recife foram avaliadas em dois momentos: no ano de 2010 (282 crianças; 151 meninos) e 2012 (270 crianças; 148 meninos). A avaliação da CM foi realizada com o Test of Gross Motor Development - 2. A análise dos dados utilizou a Anova Two-Way e a Ancova ajustada por tipo de escola (pública e particular) e renda familiar, foi adotado um p<0.05. Foi identificada uma superioridade nas habilidades locomotoras, de controle de objetos e no quociente motor geral para as crianças analisadas em 2010 e o tipo de escola e renda aumentaram o tamanho do efeito das diferenças nas habilidades de controle de objetos e no quociente motor geral. Podemos concluir que houve uma diminuição na CM da população pré-escolar após dois anos e que as variáveis contextuais tipo de escola e renda são importantes para o desenvolvimento da CM.

Palavras-chave:
Infância; Desempenho Psicomotor; Saúde

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