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Desempenho motor |
Fatores relacionados |
Campos et al. 4040 Campos CMC, Soares MMA, Cattuzzo MT. O efeito da prematuridade em habilidades locomotoras e de controle de objetos de crianças de primeira infância. Motriz 2013;19(1):22-33./ Recife - PE |
Motriz |
Verificar o efeito da prematuridade no desempenho locomotor e de controle de objetos em crianças de primeira infância |
60 crianças - 20 meninos / Média de 4,5 anos |
Percentis médios de classificação global: meninos pré-termo 42; meninas pré-termo 35 |
Prematuridade e gênero feminino afetaram negativamente o desempenho (p=0,021) |
Catenassi et al. 4141 Catenassi FZ, Marques I, Bastos CB, Basso L, Ronque ERV, Gerage AM. Relação entre índice de massa corporal e habilidade motora grossa em crianças de quatro a seis anos. Rev Bras Med Esporte 2007;13(4):227-230. Doi: 10.1590/S1517-86922007000400003 https://doi.org/10.1590/S1517-8692200700...
/ Londrina - PR |
Revista Brasileira de Medicina do Esporte |
Verificar a relação entre o desempenho em tarefas de habilidade motora grossa com o índice de massa corporal (IMC) em meninos e meninas |
27 crianças - 16 meninos / Entre 4 e 6 anos |
Não informado |
IMC não se relacionou com o desempenho motor |
Cattuzzo et al. 4242 Cattuzzo MT, Oliveira IS, Oliveira DS, Beltra~o NB, Lima TJS, Feitoza, AH. Análise de níveis desenvolvimentais nas habilidades de controle de objetos em pré-escolares. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 2018; 32(1): 109-119. Doi: 10.11606/1807-5509201800010109. https://doi.org/10.11606/1807-5509201800...
/ Recife - PE |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
Investigar os níveis desenvolvimentais em habilidades de controle de objetos em pré-escolares segundo idade e gênero |
342 crianças - 187 meninos / Entre 3 e 5 anos |
Percentis médios de controle de objetos: meninos 63; meninas 50 |
O aumento da idade afetou positivamente o desempenho nas habilidades de controle de objetos (p= 0,00). Meninos com desempenho superior a meninas nas habilidades de controle de objetos (p< 0,00) |
Oliveira 4343 Oliveira DS, Oliveira IS, Cattuzzo MT. A influência do gênero e idade no desempenho das habilidades locomotoras de crianças de primeira infância. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 2013;27(4):647-655. Doi: 10.1590/S1807-55092013000400012 https://doi.org/10.1590/S1807-5509201300...
/ Recife - PE |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
Analisar o desempenho de crianças em habilidades locomotoras de acordo com idade e gênero |
389 crianças - 214 meninos / entre 3 e 5 anos |
Percentis médios de locomoção: meninos 63; meninas 63 |
Melhora do desempenho motor em função da idade (p≤ 0,001); Melhor desempenho para o gênero masculino (p= 0,002) |
Nobre et al. 4444 Nobre FSS, Pontes ALFDN, Costa CLA, Caçola P, Nobre GC, Valentini NC. Affordances em ambientes domésticos e desenvolvimento motor de pré-escolares. Pensar prát 2012;15(3):652-668. Doi: 10.5216/rpp.v15i3.15412 https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15412...
/ Várzea Alegre - CE |
Pensar a Prática |
Verificar a correlação entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente doméstico e o nível do desenvolvimento motor |
12 crianças - 7 meninos / Entre 3 e 4 anos |
Percentis médios de classificação global: Meninos 58; Meninas 58 |
Baixa correlação entre as oportunidades de estímulos no ambiente doméstico e desempenho motor (r= - 0,058) |
Palma 4545 Palma MS, Camargo VA, Pontes MFP. Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de crianças pré-escolares. J Phys Educ 2012;23(3):421-429. Doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.14306 https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3...
/ Porto Alegre - RS |
Revista da Educação Física/ UEM |
Avaliar e comparar o desempenho motor de pré-escolares praticantes e não-praticantes de AF sistemática |
88 crianças - 40 meninos / Entre 4 e 6 anos |
Percentis médios de classificação global: Praticantes 21; Não praticantes 12 |
Grupos com desempenho motor abaixo do esperado para a idade. Os praticantes de AF sistemática mostraram desempenho superior aos não praticantes nas habilidades de locomoção (p= 0,00) e controle de objetos (p= 0,01) |
Queiroz,. et al. 4646 Queiroz DDR, Henrique RDS, Feitoza AHP, Medeiros JNSD, Souza CJFD, Lima TDJS, Cattuzzo MT. Competência motora de pré-escolares: Uma análise em crianças de escola pública e particular. Motri 2016;12(3):56-63. Doi: 10.6063/motricidade.6886 https://doi.org/10.6063/motricidade.6886...
/ Recife-PE |
Motrici-dade |
Comparar a CM de pré-escolares do ensino público e ensino privado |
292 crianças - 158 meninos / Entre 3 e 5 anos |
Percentis médios de classificação global: Escola particular: 58 meninos; 50 meninas Escola pública: 42 meninos; 42 meninas |
Diferença na CM nas crianças de diferentes ambientes escolares. Crianças de escola particular apresentaram CM superior (p< 0,01). |
Ré et al. 1717 Ré AHN, Tudela MC, Monteiro CBM, Antonio BA, Silva MMLM, Campos CMC, et al. Motor competence of schoolchildren from public education in São Paulo city, Brazil. J Phys Educ 2018;29:1. Doi: 10.4025/jphyseduc.v29i1.2955 https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1....
/ São Paulo - SP |
Revista da Educação Física/ UEM |
Avaliar indicadores de CM em escolares de baixo nível socioeconômico e comparar os resultados entre os gêneros e faixas etárias |
257 crianças - Não informado / entre 3 e 6 anos |
Percentis médios de classificação global: 3-4 anos: meninos 45; meninas 46. 5-6 anos: meninos 33; meninas 30 |
Crianças de baixo nível socioeconômico apresentam baixa CM e diminuição da CM em função da idade em ambos os gêneros. As meninas apresentam desempenho inferior nas habilidades de controle de objetos (p< 0,05) |
Autor (ano)/Local |
Periódico |
Objetivos |
Amostra |
Resultados |
Autor (ano)/Local |
Rodrigues et al. 4747 Rodrigues D, Avigo EL, Leite MMV, Bussolin RA, Barela JA. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil. Motriz 2013;19(3):S49-S56./ Guarulhos - SP |
Motriz |
Efeitos de contextos no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e no crescimento somático de crianças |
50 crianças - Não informado / Entre 4 e 6 |
Percentis médios de classificação global: Com Educação Física 65; Sem Educação Física 50 |
O acesso a aulas de educação física favoreceu as habilidades de locomoção (p< 0,05) e controle de objetos (p= 0,07) |
Silva et al.4848 Silva WRD, Lisboa T, Ferrari EP, Freitas KTDD, Cardoso FL, Motta NFDA, Tkac CM. Oportunidades de estimulação motora no ambiente domiciliar de crianças. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum 2017;27(1):84-90. Doi: 10.7322/jhgd.127659 https://doi.org/10.7322/jhgd.127659...
/ Campina Grande do Sul - PR |
Revista Brasileira de Cresci- mento e Desenvol-vimento Humano |
Analisar a relação entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente familiar e o desenvolvimento motor de crianças |
72 crianças - 33 meninos/ Entre 38 e 42 meses |
Percentis médios de classificação global: Meninos 58; Meninas 50 |
Correlações moderadas entre o desempenho motor e a disponibilização de materiais de motricidade: fina (r=0,77) e grossa (r=0,62) no gênero masculino. Correlações moderadas para a variedade de estimulação (r=0,54) materiais de motricidade fina (r=0,64), materiais de motricidade grossa (r=0,60) e estimulação motora (r=0,43) no gênero feminino |